Centro de Tratamento de Resíduos é readequado no RJ

Data: 27/11/2015
Fonte: angranews


A Prefeitura de Angra dos Reis (RJ), por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, tem atuado vigorosamente nas questões ambientais. No começo deste mês, a equipe de fiscais esteve no Centro de Tratamento de Resíduos (CTR) da Costa Verde, no Ariró, para análise do local, e constatou que os poços de acúmulo de chorume haviam saturado.

A empresa responsável foi notificada, interditada e implementou as adequações solicitadas, por meio de projetos emergenciais. A constatação das adequações foi feita na semana passada, 18, quando as equipes de fiscais retornaram ao CTR. As propostas da prefeitura foram acatadas e as medidas corretivas foram adotadas, minimizando os impactos ambientais decorrente do vazamento da lagoa de acúmulo de percolado.

Foi montado um sistema de bombeamento nos pontos de acúmulo ao longo do aterro, para depositar o material nos tanques de armazenamento da estação de tratamento de efluentes. Em longo prazo, a empresa se prontificou a adquirir novos tanques de estocagem de percolado, para o aumento da capacidade. Ainda no dia 18, o aterro foi desinterditado.

“Para garantir a não interrupção da coleta de resíduos na cidade, foi aberto um processo de autorização ambiental, de caráter emergencial, para realizar a transferência do resíduo. Ao mesmo tempo foi elaborado pela Secretaria de Obras e a de Meio Ambiente, um termo de referência para abertura de licitação, para garantir a adequada destinação final do resíduo”, disse a secretária de Meio Ambiente, Ana Paula Nascimento.

A secretária ainda informou que o ofício, com todos os relatórios ambientais, já foi emitido para o Inea, Ministério Público Estadual e Ministério Público Federal, de modo a esclarecer as medidas tomadas e os próximos passos. O lixo que foi depositado no antigo aterro está sendo realocado para o local adequado, no CTR.

A Secretaria de Obras, Habitação e Serviços Públicos elaborou um projeto de área de transbordo e vai abrir processo de licenciamento ambiental ainda nesta semana.


< voltar