Sabesp apoia seminário da ABJICA sobre uso sustentável de recursos hídricos

Data: 10/11/2015
Fonte: Sabesp



Dando sequência a uma parceria de sucesso, a Sabesp apoia a Associação de ex-Bolsistas da JICA na realização do seminário “Do Planejamento à Prática: Uso Sustentável dos Recursos Hídricos”. O evento acontecerá nesta terça-feira (10), na Sabesp.

A abertura do evento contará com participação de Sergio H. Ishikawa, presidente da ABJICA; Rui Brasil Assis, coordenador da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos (SSRH) e Ishimaru Taku, representante sênior da JICA. Rui Brasil Assis também será o responsável pela primeira palestra do dia, que tem como tema o “Planejamento dos Recursos Hídricos no Estado de São Paulo”.

Na sequência, Marcos Paulo Sartori, ex-bolsista da JICA pela Sabesp e técnico em sistemas de saneamento realizará a apresentação “Saneamento Ambiental no Japão: contextualização, experiências e reflexões em relação ao panorama brasileiro”. Outra representante da Sabesp no evento será Renata Sayuri Muranaka, engenheira da Coordenação Técnica do Programa Corporativo de Redução de Perdas de Água, com o tema “Perdas de Água – Experiências e Tecnologias do Japão”.

As outras duas palestras que completam a programação serão de Stanley Haruki Fukuyama, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Kuraray South America (“Soluções para tratamento de águas de efluentes / Tecnologia japonesa de PVA Gel para tratamento de efluentes de esgoto”) e de Hiroyuki Minami, vereador de São Bernardo do Campo e Coordenador do Programa JICA de Saneamento da Represa Billings (“Programa Integrado de Melhoria Ambiental na Área de Mananciais da Represa Billings – Experiências e tecnologias japonesas e sua aplicabilidade no Brasil”).

A JICA (sigla em inglês para Agência de Cooperação Internacional do Japão) desde 2013 disponibiliza recursos para o Programa Corporativo de Redução de Perdas de Água da Sabesp. Já a ABJICA é a associação responsável por representar os bolsistas da JICA e da antiga OTCA (sigla em inglês para Agência de Cooperação Técnica no Exterior) no Brasil, divulgar e apoiar os programas de cooperação técnica da JICA no país, estimular a conscientização dos poderes públicos sobre a importância da renovação tecnológica e orientar os candidatos à bolsa de estudos da JICA.



< voltar