Evento debate as melhores práticas para a gestão da água urbana

Data: 06/11/2015
Fonte: ass evento



Especialistas da Arup apresentarão estudo com tendências mundiais sobre os recursos hídricos

A Arup, empresa multidisciplinar de engenharia e consultoria com reputação de realizar projetos inovadores e sustentáveis, organiza o evento "O futuro da água urbana", nos dias 11 e 12 de novembro, em São Paulo. Promovido em conjunto com o Insper e o Arq.Futuro, ele terá como foco a gestão da água na cidade de São Paulo. Como o Brasil enfrenta escassez de água, o seminário irá explorar algumas das principais tendências e questões que definem o futuro de água em nível mundial.

Durante o evento, a equipe da Arup de Pesquisa e Inovação apresentará o estudo "Drivers of Change Water". A publicação explora tendências, análises e previsões sobre a gestão da água nas próximas décadas ao redor do mundo, avaliando desafios e oportunidades em termos socioeconômicos, ambientais, tecnológicos e políticos. Clique nesse link para acessar os Drivers of Change Water cards.

Um seminário aberto ao público será realizado no dia 11, no campus do Insper, em São Paulo, e contará com palestras e um painel de discussões com a participação de especialistas e autoridades do setor, como Jerson Kelman, presidente da Sabesp; Mônica Porto, secretária adjunta de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo; Ricardo Toledo e Silva, secretário adjunto de Energia do Estado de São Paulo; Stela Goldenstein, diretora da Associação Águas Claras do rio Pinheiros; e Pablo Lazo, diretor de planejamento urbano da Arup no Brasil. Vincent Lee, líder da área de recursos hídricos das Américas, e Francesca Birks, da equipe de Pesquisa e Inovação, ambos da Arup, também participarão dos debates e vão contribuir com experiências de projetos globais que poderiam ser aplicados localmente no Brasil.

Já no segundo dia, 12 de novembro, será realizado um workshop exclusivo para especialistas convidados. O evento reunirá representantes de governos e da sociedade civil, prestadores de serviços, formuladores de políticas públicas, acadêmicos, arquitetos, engenheiros, investidores, planejadores urbanos e formadores de opinião sobre o tema. Eventos futuros focados no Drivers of Change Water serão realizados pela primeira vez em outras grandes cidades, como São Francisco e Manila.

"A cidade de São Paulo enfrenta inúmeros desafios relacionados às águas urbanas, como a escassez hídrica e a necessidade de melhorar a integração deste recurso como elemento de desenho e planejamento urbano. Porém há inúmeras oportunidades para inserir este raciocínio no planejamento futuro da cidade, tanto por meio da tecnologia como através da implantação de políticas públicas específicas. Dessa forma a metrópole poderá garantir um futuro mais eficiente e sustentável para suas águas", afirma Pablo Lazo.

A equipe da Arup de Pesquisa e Inovação irá compilar as ideias compartilhadas durante o workshop num relatório final aos participantes, que irá analisar como essas possíveis estratégias poderiam influenciar políticas públicas e a infraestrutura hídrica de São Paulo.

SERVIÇO
Seminário "O futuro da água urbana"
Onde: Insper (Rua Quatá, 300 - Vila Olímpia - São Paulo), na sala Jorge Paulo Lemann - 1º andar
Quando: 11/11, quarta-feira, das 9h às 12h30
Inscrições limitadas: http://goo.gl/7uMtLo
Entrada gratuita

SOBRE A ARUP
A Arup é a força criativa na concepção de muitos dos projetos mais proeminentes do mundo no ambiente construído e em todos os setores. São 13.000 arquitetos, designers, engenheiros e consultores que realizam projetos inovadores em todo o mundo, através de 92 escritórios em 40 países, incluindo Rio de Janeiro e São Paulo no Brasil.

A Arup foi fundada em 1946 e é baseada em valores que estimulam uma cultura distinta, a independência intelectual e o trabalho colaborativo. Os profissionais na Arup são movidos pela busca constante por caminhos capazes de resultar nas melhores soluções de projeto. Para mais informações, visite o site da Arup em arup.com e a revista on-line da Arup nas Américas em doggerel.arup.com.

SOBRE O INSPER
O Insper é uma instituição independente e sem fins lucrativos dedicada ao ensino e pesquisa, contando com sólida reputação em Administração e Economia. Tem como Visão ser um centro de referência em ensino e pesquisa nas áreas de Administração, Economia, Engenharia e Direito. Em seu campus, na Vila Olímpia (SP), oferece desde cursos de Graduação (Economia, Administração e Engenharia) a cursos de Pós-Graduação (MBA, Certificates, Mestrados Profissionais e Doutorado) e de Educação Executiva (programas customizados e de curta e média duração). No âmbito da produção de conhecimento, a Instituição atua por meio de centros de pesquisa que reúnem docentes pesquisadores dedicados ao estudo e formulação de propostas em políticas públicas (CPP), estratégia (CPE) e finanças (CeFi). A Instituição também promove iniciativas, discussões e programas de empreendedorismo e inovação por meio de um centro específico (CEMPI). Visite: www.insper.edu.br.

SOBRE O ARQ.FUTURO
Fundado em 2011, o Arq.Futuro é uma plataforma de discussão sobre o futuro das cidades, com o objetivo de democratizar a informação sobre temas urbanos e contribuir para a melhoria da qualidade de vida das cidades brasileiras. Atuando em múltiplas plataformas, o Arq.Futuro organiza seminários internacionais, edita livros, promove mostras de cinema e exposições, além de fomentar constantemente o debate sobre inovação urbana em seu site e redes sociais, através da publicação de artigos, entrevistas, enquetes, vídeos e fotos. Com o objetivo de analisar a realidade urbana numa perspectiva transversal, oArq.Futuro reúne arquitetos, economistas, juristas, gestores públicos e privados, agentes de inovação, representantes da sociedade civil, artistas e acadêmicos em eventos abertos ao público. Desde a sua fundação, tem atraído para suas atividades nomes de peso da arquitetura mundial, entre eles, João Filgueiras Lima/ Lelé (1932-2014), Shigeru Ban, Zaha Haddid, Jacques Herzog, Thom Mayne, Elizabeth Diller, Liu Thai Ker, Alejandro Aravena, Alexandros Washburn e Isay Weinfeld.


< voltar