Congresso em Aracaju terá oficina sobre tecnologia de informação e comunicação de água na agricultura

Data: 05/11/2015
Fonte: ass evento

Se você está se preparando para participar do XXV Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem em Aracaju (SE), de 8 a 13 de novembro, aproveite para participar também da Oficina “TIC Água na Agricultura”, com ênfase para os sistemas informacionais para manejo de precisão de água na agricultura irrigada. O evento terá a coordenação da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) que vai acontecer de 9 a 11 de novembro, durante o Congresso.

A Oficina tem o objetivo de fomentar o empreendedorismo e a inovação nas empresas que atuam com irrigação, por meio da parceria público/privada. Os participantes terão a oportunidade de promover network (rede de conhecimento) qualificado, levantar pontos críticos que precisam ser pesquisados, aspectos da transferência de tecnologia que podem ser melhorados e questões de interação e compartilhamento intra e interinstitucional para novos negócios.

Frederico Durães, gerente-geral da Embrapa Produtos e Mercado e coordenador da Oficina, diz que “o evento vai contribuir para a busca e promoção de soluções tecnológicas e gerenciais em suporte a políticas públicas e tomada de decisão em empresas privadas, além de criar oportunidades para empreendimentos, atuais e potenciais”.

“Trata-se de um evento-âncora que conta com a participação de pesquisadores da Embrapa e convidados, discutindo sistemas informacionais para manejo de precisão da água na agricultura irrigada, enfatizando, novos produtos de previsão de tempo e clima disponíveis, que poderão ser aplicados em modelos de cultura, bacias hidrográficas e estratégias de mitigação de restrição hídrica de nível e de volume, água de reservação e em reservatórios de acumulação e sistemas informacionais para dimensionamento de equipamentos.

A Embrapa desenvolve ou adapta diversas tecnologias para o cultivo irrigado sustentável, possibilitando o sucesso da produção agrícola utilizando o recurso água de forma racional. Para divulgar e buscar oportunidades de posicionamento destas soluções tecnológicas para os diferentes biomas, a empresa desenvolveu um sítio com as tecnologias disponíveis que pode ser acessado em: embrapa.br/agua-na-agricultura.

Para capacitar os envolvidos na produção agrícola irrigada a Embrapa criou o Irrigafácil - uma plataforma online para cálculos e tomada de decisão para manejo de irrigação de culturas agrícolas - uma Capacitação em Uso e Manejo de Irrigação o (EAD) IrrigaWeb, (que começou em agosto de 2015), e agora oferece a Oficina “TIC Água na Agricultura”, que se apresenta como mais uma contribuição da empresa para avanços nesta área.

Durante a Oficina serão apresentados o IrrigaFácil e o EAD IrrigaWeb e suas possibilidades de uso e capacitação, além de sistemas de modelagem e simulação para culturas irrigadas.

A programação da Oficina está centrada em banco de dados, integração, parcerias, sistemas informacionais, softwares, cases, agricultura irrigada, conclusões e propostas. Veja a seguir:

09/11 (2ª-feira) Horário: 08h00-10h30

Abertura: Introdução ao Tema (conteúdo, dinâmica, resultados, participantes).

Tema: “A água que vem de cima”

Previsão do tempo e clima

Modelos de Culturas (chuva meteorológica e água para agricultura).

10/11 (3ª-feira): Horário: 08h00-10h30

Tema: “A água armazenada e que vem de baixo”

Disponibilidade de água para culturas e Softwares Gerenciadores

11/11 (4ª-feira): Horário: 08h00-10h30

Tema: “Recursos naturais e construídos pelo homem”

Engenharia e Dimensionamento de sistemas e equipamentos para manejo de água na agricultura

Seminário III (14h00-16h00)

Conclusões e formulações de propostas pelos coordenadores das Oficinas do XXV CONIRD. Oportunidades de empreendimentos para “TIC Água na Agricultura”, ferramentas e utilidades para tomada de decisão.

A oficina é aberta a todos os participantes do XXV CONIRD. Para saber mais, consulte o sítio embrapa.br.


< voltar