Coca-Cola Brasil e Artemisia selecionam startups com soluções relacionadas à água

Data: 03/11/2015
Fonte: revista fator brasil

A busca integra a plataforma de inovação aberta da Coca-Cola Brasil, Coca-Cola Open Up, voltado a impulsionar iniciativas de impacto socioambiental.

A Coca-Cola Brasil e a Artemisia — organização sem fins lucrativos, pioneira na disseminação e no fomento de negócios de impacto social no Brasil — estão selecionando empresas que desenvolvem soluções (produtos e serviços) relacionadas à água para participar do Coca-Cola Open Up Água. O objetivo do programa de inovação aberta é potencializar startups com projetos de impacto positivo neste setor. Três empresas finalistas serão avaliadas por uma banca formada pelos principais grupos engarrafadores do Sistema Coca-Cola Brasil, no dia 24 de novembro. A startup vencedora terá possibilidade de testar o produto ou serviço em uma das 45 fábricas do Sistema. A startupainda poderá realizar parceria estratégica e receber aporte de capital, além da possibilidade de participar do processo de aceleração da ARTEMISIA, dependendo do estágio de desenvolvimento da solução.

As duas organizações buscam startups com soluções voltadas ao tratamento de efluentes; captação eficiente de água; tecnologias de reuso; uso eficiente de água na agricultura; e redução de uso de água em processos produtivos. As inscrições estão abertas até 8 de novembro e os empreendedores podem fazer as inscrições no site www.cocacolaup.artemisia.org.br. Entre os critérios de seleção estão: potencial de geração de impacto ambiental de escala relacionado à água, além do potencial de inovação para fornecedores da cadeia de valor da Coca-Cola Brasil.

A escassez da água é atualmente um desafio global que afeta milhões de pessoas. Diante deste cenário, a ARTEMISIA e a Coca-Cola Brasil acreditam na importância de fomentar startups que possam trazer ideias e projetos inovadores que aumentem a eficiência no uso desse recurso.

“Utilizamos água de forma consciente e responsável: é o nosso bem mais precioso. Além de ser o principal recurso natural necessário para produção de nossas bebidas, a água é também um de nossos elos de relacionamento com a natureza e com as comunidades em que atuamos. Investimos continuamente para desenvolver soluções de redução, reutilização e reposição de água. Agora, queremos também estimular e reconhecer o desenvolvimento dessas soluções em todo o Brasil e conectá-las a nossa cadeia de valor”, afirma Pedro Massa, Diretor de Valor Compartilhado da Coca-Cola Brasil.

A Coca-Cola Brasil é neutra em água, desde 2013, realizando 100% da reposição do recurso utilizado no processo produtivo. A neutralidade foi alcançada graças a sua eficiência na gestão hídrica e o desenvolvimento de programas de geração e retenção de água em bacias hidrográficas. A Coca-Cola reduziu ainda em 25% a quantidade de água necessária para produzir um litro da bebida, nos últimos 12 anos. Hoje a Coca-Cola Brasil utiliza, em média, 1,86 litro de água (incluindo o volume do produto). O índice brasileiro é comparável aos de países como Portugal, Alemanha, Canadá, Espanha e Itália. A meta da Coca-Cola Brasil é chegar a 1,70 litro de água utilizada a cada litro de bebida produzido, até 2020.

Segundo Maure Pessanha, diretora-executiva da Artemisia, desde 2004 a organização apoia negócios com real potencial de causar impacto na vida de milhares de pessoas de baixa renda. “Nos últimos anos, o nosso foco de trabalho se concentrou em setores de impacto social estruturantes para o Brasil, como Educação, Saúde, Habitação e Serviços Financeiros. Hoje, acompanhando as 17 metas globais – comprometidas entre a ONU e 193 líderes mundiais –, e analisando os novos desafios do país e do mundo, a Artemisia está olhando para novos setores”, afirma Maure, acrescentando que um tema bastante crítico e emergencial é a água. “A escassez é, hoje, um problema global que afeta milhões de pessoas. O desafio é grande, por isso, acreditamos ser fundamental o fomento de soluções escaláveis relacionadas ao aumento substancial da eficiência no uso deste recurso. Assim como o trabalho em colaboração, incluindo os diversos atores para gerar resultados de alto impacto”, esclarece. A ênfase da parceria é identificar startups com soluções inovadoras relacionadas à água e impulsioná-las ao mercado.

A Artemisia é uma organização sem fins lucrativos, pioneira na disseminação e no fomento de negócios de impacto social no Brasil. A missão da organização é inspirar, capacitar e potencializar talentos e empreendedores para criar uma nova geração de negócios que rompam com os padrões precedentes e (re) signifiquem o verdadeiro papel que os negócios podem ter na construção de um país com iguais oportunidades para todos. Fundada em 2004 pela Potencia Ventures, a Artemisia possui escritório em São Paulo.

A Artemisia foi a primeira organização do Brasil a fazer parte da Omidyar Foundation, a mais respeitada organização no setor de investimento de impacto, fundada por Pierre Omidyar, empreendedor do Ebay. Recentemente, a Artemisia também foi anunciada como uma das cinco organizações selecionadas, entre 115 de toda a América Latina, pelo edital da Rockefeller Foundation, Avina, Avina Americas e Omidyar.| www.artemisia.org.br.

O Sistema Coca-Cola Brasil é o maior produtor de bebidas não alcoólicas do país e atua em cinco segmentos – águas, chás, refrigerantes, néctares e bebidas esportivas – com uma linha de mais de 125 produtos, entre sabores regulares e versões de baixa caloria. Composto por dez grupos parceiros de fabricantes, o Sistema emprega diretamente 66 mil funcionários, gerando cerca de 600 mil empregos indiretos. Em 2015, o total investido na operação no Brasil será de R$ 2,7 bilhões, reforçando a continuidade do compromisso da Coca-Cola Brasil com o país: entre 2012 e 2016, terão sido investidos R$ 14,1 bilhões, valor 50% superior ao dos cinco anos anteriores. O Sistema Coca-Cola Brasil está empenhado em incentivar iniciativas que apoiem um estilo de vida ativo e saudável e que melhorem o desenvolvimento econômico e social das comunidades em que opera. Para isso, conta com uma plataforma de valor compartilhado, o Coletivo Coca-Cola, que já impactou a vida de mais de 100 mil pessoas por meio de toda a cadeia de valor da empresa.


< voltar