Técnicos em qualidade da água tratada de todo o Brasil estão reunidos em Curitiba.

Data: 29/10/2015
Fonte: Sanepar
Técnicos das companhias estaduais de saneamento de todo o Brasil, que atuam na produção e no controle da qualidade da água tratada destinada ao consumo humano, estão reunidos em Curitiba para participar do 29.º Encontro da Câmara Técnica de Controle de Qualidade (CTCQ) e do 23.º Workshop Laboratorial. Uma das principais atividades do grupo será elaborar as sugestões a serem apresentadas ao Ministério da Saúde para atualização da Portaria nº 2914/11. A revisão da Portaria, que será feita no próximo ano, vai definir novos padrões e parâmetros de tratamento e análise da água tratada.

A abertura dos trabalhos foi feita pelos diretores da Sanepar, Paulo Alberto Dedavid (Operações) e Luciano Valerio Bello Machado (Meio Ambiente e Ação Social). Dedavid destacou que o “mundo moderno não precisa que se reinvente a roda. Para resolver os problemas basta a troca do conhecimento entre quem tem interesses em comum. O compartilhamento das experiências no setor de saneamento tem proporcionado ganhos significativos para a população brasileira. Os técnicos estão sempre dispostos a repassar os seus avanços à esta Câmara Técnica que é um bom exemplo da alta produtividade destas parcerias.” Dedavid participou da criação da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe), na década de 1980, e da sua primeira câmara técnica, a de Redução de Perdas. A CTCQ, criada em 2001, também é vinculada à Aesbe.

Além dos diretores, integraram a mesa de abertura dos trabalhos, que se estendem até amanhã, o gerentes da Sanepar de Planejamento e Desenvolvimento Operacional (GPDO), Luiz Carlos Blume; e da Unidade de Avaliação e Conformidade (Usav), Eloize Motter Rodrigues; a coordenadora da CTCQ, Vasti Ribeiro Facincani e o representante da Aesbe, Joaquim Souza.

O ponto alto nesta quarta-feira foi a visita ao laboratório central de análises da água e do esgoto, onde são executados os controles e monitoramentos determinados pela Portaria do Ministério da Saúde. Todas as companhias de saneamento devem ter laboratórios. Atualmente, a Sanepar possui o mais novo e mais moderno laboratório do Brasil. Inaugurado em julho deste ano, o Laboratório Central de Curitiba, construído no Bairro Tarumã, tem atraído o interesse de técnicos que atuam no setor por conta da alta tecnologia utilizada na construção, nas instalações e nos equipamentos.

A química industrial Conceição Rocha, que há 22 anos atua no controle de qualidade da Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima), afirmou que “o laboratório construído pela Sanepar é de primeira geração. Percebe-se que aqui tem muito conhecimento”. Sua colega Samaia Araújo disse que o investimento feito pela Sanepar na obra e nos equipamentos do laboratório estão bem à frente de muitas empresas. “A Caer vai utilizar a Sanepar como referência, para troca de informações sobre equipamentos. Vamos copiar, sim, porque identifiquei rigidez na condução do trabalho e muita segurança em todo o processo.”

Para a coordenadora da CTQC e gerente do Departamento de Controle Sanitário e Ambiental da Diretoria de Sistemas Regionais da Sabesp, Vasti Ribeiro Facincani, “este laboratório será ponto de referência para o Brasil por muitos anos. Tudo aqui foi feito com um capricho incrível, desde o desenho arquitetônico, a tecnologia que foi instalada, tudo tem um cuidado especial e dignidade para quem está trabalhando nestas instalações. Vi a alegria das pessoas nos seus postos de trabalhos. O Brasil tem que vir aqui buscar este exemplo e muitas empresas voltarão para garantir este padrão também para seus laboratórios.”

O químico industrial Nilton Oliveira Matos, que nos seus 42 anos de trabalho na Companhia de Saneamento de Sergipe (DESO) já desempenhou várias atividades profissionais, entre elas, foi gerente de áreas técnicas e diretor de Operações, afirmou “quero levar este laboratório para minha cidade. Se eu tivesse um quarto do que a Sanepar instalou aqui eu já estaria satisfeito ”. Ele elogiou, também, a estrutura e organização do trabalho. “Tudo é muito enxuto, funcional”. Em função das dificuldades com equipamentos e com equipe técnica, a companhia sergipana terceiriza a maior parte dos serviços de laboratório.

Até amanhã à tarde, os nove grupos da CTCQ vão discutir sobre as atividades em andamento e elaborar os planos de ação para os próximos períodos. Dos nove grupos, dois são coordenados pelos empregados da Sanepar, Carlos Eduardo Pierin e Edvaldo Kulcheski que também integram o Conselho da CTCQ.




< voltar