Paraná sedia encontro técnico da elite brasileira em qualidade da água tratada

Data: 27/10/2015
Fonte: Sanepar
Programação inclui visita dos especialistas ao mais novo laboratório da Sanepar

Nos próximos dias 28 e 29, a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) vai sediar o 29º Encontro da Câmara Técnica de Controle de Qualidade (CTCQ) e o 23º Workshop Laboratorial. A CTCQ da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) reúne os profissionais do mais alto conhecimento técnico e é o fórum de discussão técnica de temas que refletem diretamente na vida dos brasileiros, como a qualidade da água tratada distribuída à população.

A CTCQ, entre outras formas de atuação, contribui com o Ministério da Saúde na elaboração e atualização da portaria que define os padrões e os parâmetros de tratamento e análise da água tratada. A próxima revisão da portaria será feita no ano que vem. O debate entre as companhias vai ocorrer neste encontro, em Curitiba.

Além dos controles exigidos pelo Ministério da Saúde nas estações de tratamento, toda água destinada ao consumo humano deve ter a qualidade analisada em laboratórios. A Sanepar possui o mais novo e o mais moderno laboratório de análises de água e de esgoto do Brasil. Inaugurado em julho deste ano, o Laboratório Central de Curitiba, construído no Bairro Tarumã, tem atraído o interesse de técnicos de todo o Brasil que atuam no setor por conta da alta tecnologia utilizada na construção, nas instalações e nos equipamentos.

Os técnicos das demais empresas de saneamento visitarão o laboratório na quarta-feira (28). Foram investidos cerca de R$ 30 milhões na obra e na compra dos móveis e equipamentos. A capacidade mensal do laboratório é de 23 mil análises de água, 1.600 de esgoto e 1.956 para o controle da qualidade dos produtos químicos.

Entre outros benefícios, o novo laboratório trouxe à Sanepar a autossuficiência em vários tipos de análises, anteriormente contratadas de terceiros. No novo laboratório, também são analisados os produtos químicos lançados no mercado e que necessitam de homologação. Adequado às exigências legais e ambientais, o novo laboratório foi projetado para dar mais segurança e conforto aos empregados e para reduzir custos para a empresa. A não-utilização de serviços de terceiros, proporciona economia de aproximadamente R$ 4 milhões por ano. O prédio, com área de 4.300 m², está inserido numa área verde preservada pela Sanepar, no mesmo local onde fica o Ecomuseu do Saneamento, na antiga Estação de Tratamento de Água Tarumã.

ATRIBUIÇÕES – Por meio dos seus nove grupos de trabalho, a Câmara Técnica, além de participar ativamente da revisão da portaria do Ministério da Saúde, atua no controle de qualidade dos produtos químicos utilizados nos tratamentos de água e de esgoto; no atendimento das informações sobre a qualidade água exigidas pela legislação; no levantamento das práticas do Programa de Saneamento Ambiental (PSA), visando à adoção de padrões; na definição de procedimentos para monitoramento de agrotóxicos; no estímulo à implementação e melhoria dos programas de qualidade nos laboratórios, orientando as empresas na busca da acreditação junto ao Inmetro; e ainda na promoção da interface com fornecedores, zelando pelo cumprimento das regras e procedimentos idôneos nas inter-relações.

Para o engenheiro químico Carlos Eduardo Pierin e o técnico químico Edvaldo Kulcheski, membros da CTCQ e organizadores do Encontro e do Workshop, este é um grande momento para a Sanepar mostrar porque sempre esteve em destaque no cenário nacional. Esta posição é resultado de muito trabalho dos técnicos, durante décadas, e de investimentos na infraestrutura necessária para garantir a entrega de água tratada de excelente qualidade para os consumidores.



< voltar