Prefeitura de Caraguatatuba adota Programa de Uso Racional da Água

Data: 26/10/2015
Fonte: Sabesp
A Sabesp e a Prefeitura de Caraguatatuba firmaram parceria para adotar o Programa de Uso Racional da Água em quatro prédios municipais de grande circulação de pessoas: Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves e os CIDEs (Centro Integrado de Desenvolvimento Educacional) dos bairros Tinga, Casa Branca e Perequê-Mirim.

“Neste mês foram realizadas reuniões com funcionários que atuam nos prédios para orientação sobre o programa”, explica José Bosco Fernandes de Castro, superintendente da Sabesp no Litoral Norte.

O programa tem como meta incentivar o uso racional da água por meio de medidas de conscientização e de sensibilização, despertando a população quanto ao desperdício da água. Os principais objetivos são provocar mudanças de hábitos; incentivar a adoção de medidas preventivas e corretivas para o bom desempenho das instalações hidráulicas; capacitar equipes a monitorar o consumo de água da edificação.

“É uma cooperação técnica e o compromisso da Sabesp é realizar um diagnóstico predial oferecendo sugestões de adequação, como por exemplo, a substituição de torneiras de registro por torneiras de pressão; orientamos também sobre a maneira correta de fazer um exame predial diariamente, bem como na detecção de vazamentos internos”, destacou Bosco.

A Sabesp auxilia ainda na pesquisa de comportamento histórico do consumo de água considerando os últimos 24 meses e oferece treinamento para os responsáveis pela gestão do consumo nas escolas.

Em contrapartida, a prefeitura deve apresentar dados de medição do consumo, realizar as avaliações prediais, fazer as adequações necessárias como a substituição de equipamentos, entre outros.

Com a execução do Programa, prefeitura e Sabesp estabelecem uma parceria para controle do consumo e redução de desperdício, possibilitando a concessão de benefícios nas contas de água e esgoto.


< voltar