Caesb investe em novo sistema de recolhimento e armazenagem de resíduos

Data: 23/10/2015
Fonte: Caesb
A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) está adotando uma nova solução para o lixo descartado pela Companhia. No início do mês de outubro, o Centro de Gestão Águas Emendadas da Caesb, localizado em Águas Claras, recebeu um conjunto único de lixeiras coletivas que substituíram as lixeiras individuais. Cada conjunto é composto por quatro tipos de lixeiras que acondicionam diferentes agrupamentos de resíduos e está associado a um sistema hidráulico de acondicionamento e recolhimento de resíduos sólidos.

As lixeiras são diferenciadas por um adesivo que especifica o tipo de resíduo que será depositado: lixeira azul: papel (apenas papel de escritório); lixeira marrom: lixo orgânico (restos de comida e casca de frutas); lixeira cinza: lixo não reciclável (guardanapo, papel engordurado, papel higiênico, embalagens tetra pak, embalagens de chocolate, fita crepe, etiqueta adesiva, fotografia, clipes, grampos e isopor); e lixeira vermelha: lixo reciclável (vidros, metais e plásticos).

O principal objetivo é não misturar o lixo reciclável com o lixo orgânico e manter o papel usado limpo e seco para a reciclagem, pois quando se mistura o lixo reciclável com o lixo orgânico diminui-se a capacidade de reciclagem dos resíduos. Após o recolhimento, o lixo separado das áreas de trabalho segue para armazenamento no sistema hidráulico de resíduos sólidos, adquirido pela Caesb, em março deste ano. É o mesmo equipamento utilizado em mais de 20 países, que tem a vantagem de ser mais higiênico, por evitar o escorrimento de contaminantes (chorume), o acúmulo de resíduos e a proliferação de insetos, além de possibilitar uma transposição mais prática e eficiente para o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) que está, inclusive, lançando esta semana uma campanha para melhorar a coleta de lixo.

Segundo o presidente da Caesb, Maurício Luduvice, a Companhia precisa ser autossustentável e pensar no futuro. “Precisamos adotar ações de saneamento ambiental, com novas posturas e vencendo hábitos antigos. É um desafio, mas é importante termos uma consciência ecológica e descartarmos os resíduos gerados por nós de forma correta”. E acrescenta: “devemos ser cidadãos conscientes, respeitando o meio ambiente, de forma a preservar o futuro do nosso país e do planeta”.

De acordo com o gerente de Obras e Manutenção de Próprios da Caesb, Jonas Marques, responsável pelo acompanhamento da coleta do lixo, a implantação dessa medida trouxe vários benefícios. “Além do ganho ambiental alcançado com o lixo sendo descartado corretamente, otimizamos o trabalho dos nossos colaboradores, uma vez que o conjunto de lixeiras facilita o recolhimento nas áreas e o tempo é melhor aproveitado para o desempenho de outras funções”, ressaltou. Após a implantação da coleta seletiva, estão sendo descartados cerca de 550 litros de lixo reciclável, que são recolhidos todos os dias da semana.

A Caesb está dando pontapé incial para reduzir, reutilizar e reciclar sempre que possível. É a Companhia colaborando para um mundo mais sustentável.



< voltar