Estado do Rio entrega sistema de captação para combater efeitos da crise hídrica

Data: 21/10/2015
Fonte: Gov RJ

Oito municípios abastecidos pelo Paraíba do Sul vão receber motobombas.

O Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria do Ambiente, entregou no dia 19 de outubro(segunda-feira), o novo sistema de captação de água de Volta Redonda, instalado na Estação de Tratamento de Água (ETA) Belmonte. As três motobombas flutuantes vão captar 1,2 mil litros por segundo, o que atende às necessidades do município mesmo em caso de futuras reduções de vazão do Rio Paraíba do Sul devido à crise hídrica.

Outros cinco municípios que captam água no Paraíba do Sul também receberão sistemas semelhantes: Barra Mansa, Barra do Piraí, Vassouras, Três Rios e Sapucaia. Em São Fidélis serão feitas obras de prolongamento da tubulação existente e, em São João da Barra, será perfurado um poço artesiano.

As medidas de contingência foram decididas no início do ano e sua implantação conta com recursos do governo estadual e do Comitê de Bacia Hidrográfica do Paraíba do Sul, atualmente presidido pelo secretário do Ambiente, André Corrêa. O investimento em Volta Redonda totalizou cerca de R$ 1 milhão.

—São medidas de contingência necessárias diante das reduções de vazão do Paraíba do Sul, que nos permitiram economizar, até o momento, 1,7 trilhão de litros de água, que ficou armazenada nos reservatórios que abastecem o estado. Sem essas reduções, hoje não teríamos água para beber em grande parte do estado —afirmou o secretário.

André Corrêa destacou que a crise hídrica é a mais grave dos últimos 84 anos e, além das medidas que estão sendo tomadas para garantir o abastecimento, é necessário que a população mude alguns comportamentos, até porque as mudanças climáticas, de acordo com os especialistas, vão tornar tais períodos mais frequentes.

—Precisamos mudar comportamentos do dia a dia, como lavar calçadas ou veículos com mangueiras, escovar os dentes com a torneira aberta ou tomar banhos muito longos. Cada um precisa fazer a sua parte, dentro de um processo de mudança cultural — disse o secretário.

O secretário visitou o novo sistema acompanhado do prefeito de Volta Redonda, Antonio Francisco Neto, e do presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Volta Redonda (Saae), Paulo César de Souza.

Ao chegar a Volta Redonda, o secretário participou da reunião da Comissão Ambiental Sul/RJ, uma organização não governamental, e fez esclarecimentos sobre a situação da CSN.

— A empresa foi executada pelo não cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta assinado em 2010, mas conseguiu uma liminar para suspender a execução. Estamos em negociação, com várias reuniões técnicas realizadas, sempre exigindo o cumprimento dos limites estabelecidos pela legislação, principalmente em relação às emissões atmosféricas — informou.

De acordo com André Corrêa, a CSN apresentou documentação sobre o início de várias obras e ações relativas às exigências do TAC. Ele anunciou que pretende criar uma comissão para acompanhar, com a participação da sociedade, o cumprimento dos compromissos assumidos pela empresa.


< voltar