Investe SP e Parques Tecnológicos promovem seminário sobre inovação

Data: 19/10/2015
Fonte: Agência Fapesp
A Agência Paulista de Promoção de Investimento e Competitividade – Investe SP e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação – responsável pelos parques tecnológicos do Estado de São Paulo – realizarão o seminário Inovação Acelerando o Desenvolvimento.

O encontro será no dia 27 de outubro, na sede da Investe SP, à av. Escola Politécnica 82, Jaguaré, na capital, entre 8h30 e 13h30. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas antecipadamente.

A abertura dos debates estará a cargo de Márcio França, vice-governador e secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, seguido de Juan Quirós, presidente da Investe SP, com a apresentação do tema O papel da Investe São Paulo no apoio à inovação em Parques Tecnológicos.

Entre 9h30 e 9h50, Ary Plonski, Conselheiro da Associação Internacional de Parques Tecnológicos e Áreas de Inovação, fará a palestra Os Parques Tecnológicos como instrumentos de geração de riqueza e desenvolvimento tecnológico.

Em seguida, serão apresentados quatro painéis. O primeiro, Políticas Públicas e a atuação de governos na implementação de Parques Tecnológicos e no progresso tecnológico, contará com a participação de Marco Antonio Raupp, diretor-geral do Parque Tecnológico de São José dos Campos; José Eduardo Krieger, pró-reitor de Pesquisa da Universidade de São Paulo (USP) e Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da FAPESP. Os debates serão moderados por Ana Abreu, subsecretária de Ciência, Tecnologia e Inovação.

O segundo painel terá como tema Os parques tecnológicos auxiliando o desenvolvimento de empresas inovadoras e centros de pesquisa e desenvolvimento, com a participação de Erly Domingues de Syllos, vice-presidente do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) e presidente do Conselho de Administração da Inova Sorocaba; Eudemberg Silva, diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da GE Health Care, e de Claudio Rodrigues, diretor-presidente do Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia (Cietec). A moderação será de Désirée Zouain, coordenadora de Projetos no Núcleo de Política e Gestão Tecnológica da USP.

Entraves no processo de seleção de empresas na indústria de capital de risco terá como moderador Julio Raimundo, diretor do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a participação de Robert Edward Binder, conselheiro da Associação Brasileira de Private Equity & Venture Capital (ABVCAP); Magnus Arantes, presidente do HBS Alumni Angels for Brazil; e Anderson Thees, partner da Redpoint eventures.

O último painel, O movimento pela Inovação, será mediado por Juliano Seabra, diretor geral da Endeavor, e contará com a participação de Eduardo Saggiorato, superintendente de Negócios e Operações da Desenvolve SP, Oswaldo Massanbani, diretor da Agência de Inovação INOVA Paula Souza; e Douglas Eduardo Zampieri, membro da coordenação adjunta de Colaborações em Pesquisa e da coordenação da área de Pesquisa e Inovação da FAPESP.

À tarde, entre 14h30 e 15h30, será realizada a I Reunião Técnica do Sistema Paulista de Ambientes de Inovação (SPAI), com debates restritos a seus membros.


< voltar