Livro que aborda o tema Segurança da Água será lançado em outubro

Data: 16/10/2015
Fonte: editora



Trabalho intitulado “Plano de Segurança da Água na Visão de Especialistas” tem a iniciativa da SETRI e reúne a contribuição de renomados profissionais de diversas áreas

Um dos capítulos da obra foi escrito pelos diretores executivos da EcoAdvisor Associados, Marcus da Matta e Maurea Nicoletti Flynn

No mês de outubro, a SETRI, empresa de consultoria em sustentabilidade, lançará o livro eletrônico Plano de Segurança da Água na Visão de Especialistas, uma coparticipação de profissionais altamente especializados em diversas áreas. Dentre os capítulos da obra, a sétima parte, “Contaminantes emergentes e a integridade dos recursos hídricos”, foi escrita pelos diretores da EcoAdvisor Associados, Marcus da Matta e Maurea Nicoletti Flynn, juntamente com o engenheiro ambiental Pedro Henrique Simões, o biólogo Lucas Alegretti e a química ambiental Nayara Castiglioni Amaral.

A iniciativa de desenvolver e publicar a obra foi da empresa SETRI, com o intuito de abordar o tema Plano de Segurança da Água (PSA) - uma formulação criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com o objetivo de melhorar a gestão da qualidade da água, com vistas na Saúde Pública. O livro, que possui 20 capítulos, será de acesso público gratuito, disponibilizado no site http://planosegurancaagua.com.br/. Ele aborda temas como o direito ambiental, saúde pública, avaliação de risco, risco ambiental, análises, minimização de riscos, prevenção de riscos e enfermidades, entre outros assuntos relacionados à saúde e segurança da água.

O recurso hídrico é imprescindível para garantir uma boa saúde e qualidade de vida. Todavia, se não tratado de forma adequada, pode ser transmissor de incontáveis doenças. Engana-se quem pensa que, por ser potável, a água está em boas condições para o consumo humano, seja por meio da ingestão ou pelo contato. De acordo com o engenheiro ambiental e CEO da empresa EcoAdvisor Associados, Marcus da Matta, quando não se adota o Plano de Segurança da Água (PSA), tanto a quantidade quanto a qualidade do recurso hídrico podem afetar os consumidores.

O PSA foi inserido como exigência nacional pela Portaria nº 2.914 do Ministério da Saúde, de 12 de dezembro de 2011, que segue um padrão de metodologia estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O plano prevê que a segurança do recurso hídrico não diz respeito apenas à conformidade de potabilidade, mas é necessário também possuir uma gestão eficiente e consciente dos perigos da água, assim como projetos, estratégias e medidas com o objetivo de mitigar riscos e vulnerabilidades.

Caso essas medidas preventivas não sejam tomadas, corre-se o risco da água causar danos à saúde humana, que pode ser em decorrência das contaminações do manancial, onde se faz a coleta, ou então nas etapas de tratamento, distribuição e no local de consumo – residências, indústrias, comércio, hospitais e hotéis, por exemplo. “Existe uma grande quantidade de doenças que podem ser ocasionadas em função da exposição a contaminantes hídricos, desde diarreia, hepatite A, doença dos legionários, oriundo de bactérias e vírus, até mesmo outras provenientes de agentes químicos, como os disruptores endócrinos, que em pequenas doses, por longo período de tempo, pode levar ao câncer de mama, câncer de próstata, endometriose, infertilidade, diabetes, entre outras complicações”, explica Matta.

Serviço:

Plano de Segurança da Água na Visão de Especialistas

Editora: SETRI - www.setri.com.br

Preço: Gratuito

Autores, download e mais informações: http://planosegurancaagua.com.br/


Sobre a EcoAdvisor Associados

A EcoAdvisor Associados reúne especialistas, empresas e instituições nacionais e internacionais e promove consultoria com foco em sustentabilidade nas áreas de engenharia ambiental, ecologia, saúde ambiental, química, economia, toxicologia, saúde ocupacional, segurança do trabalho, limnologia e oceanografia. A empresa também promove treinamentos com curso livres e in company e é pioneira na assessoria de implantação do Registro de Emissão e Transferência de Poluentes (RETP).



< voltar