Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para água são tema de acordo entre ANA e PNUD

Data: 14/10/2015
Fonte: ANA



A Agência Nacional de Águas (ANA), a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) assinaram o projeto Recursos Hídricos, Mudanças Climáticas e ODS: Temas Emergentes da Agenda Internacional da Água. A formalização do acordo aconteceu nesta quinta-feira, 8 de outubro, na sede da ABC, em Brasília.

A ação tem investimentos da ANA de US$ 3,1 milhões e busca o apoio técnico do PNUD na preparação e participação da Agência nas discussões da agenda internacional de água pós-2025 e no lançamento de bases para implementar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) referentes aos recursos hídricos no Brasil. A parceria também prevê o apoio do PNUD em temas de interesse relacionados à agenda internacional da água, como mudanças climáticas.

Por meio da parceria, o PNUD também dará suporte à ANA na condução de diálogos com vários setores no âmbito do planejamento e da preparação para o Fórum Mundial da Água, que acontecerá em 2018 em Brasília, já que o organismo internacional realizou grandes eventos internacionais, como a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20).

Pela ANA, assinou o diretor-presidente Vicente Andreu. Também participaram da formalização do acordo o embaixador João Almino, diretor da ABC, e Niky Fabiancic, representante do PNUD.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável é um plano de ação que reconhece que a erradicação da pobreza é o maior desafio global ao desenvolvimento sustentável. Esta agenda é composta de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), desenvolvidos levando em consideração os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), mas com foco nos novos desafios da humanidade.

Os ODS foram aprovados na Cúpula das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável entre 25 e 27 de setembro de 2015. Na temática da água, há um Objetivo de Desenvolvimento Sustentável específico: “Garantir disponibilidade e manejo sustentável da água”.


< voltar