Casal sensibiliza população a não jogar esgoto em galerias de águas pluviais

Data: 08/10/2015
Fonte: Casal

Uma iniciativa da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) chama a atenção dos moradores da parte baixa de Maceió para não despejar esgoto nas galerias de águas pluviais. A Casal espalhou a mensagem em outdoors nos bairros da região litorânea e central da cidade, a maioria deles atendidos por rede coletora de esgoto.

A mensagem diz “Faça sua parte, não jogue esgoto nas galerias de águas pluviais”. De acordo com o presidente da empresa, Clécio Falcão, apesar de não ser da companhia a responsabilidade pela operação e manutenção das galerias de águas pluviais, a Casal se preocupa com o tema e com as consequências negativas que essas ligações clandestinas trazem ao meio ambiente.

“Compete à Casal operar as redes coletoras de esgoto e fazemos nossa parte em informar à população e dar as condições necessárias para que a ligação a essas redes seja feita da maneira correta. Quem faz a ligação do esgoto de seu imóvel às galerias de águas pluviais da Prefeitura está cometendo um crime ambiental e pode ser punido pelos órgãos de fiscalização”, comentou o presidente da Casal.

Segundo ele, nos locais onde não há rede coletora de esgoto, os imóveis devem possuir os chamados sumidouros e as fossas sépticas, mas em nenhuma hipótese esse esgoto deve ser interligado às galerias de águas pluviais, pois elas existem para levar a água da chuva até o mar ou a outros sistemas naturais.

“É preciso que cada um faça sua parte, seja cobrando das autoridades os investimentos necessários em cada área, mas também praticando ações corretas e cidadãs de respeito ao meio ambiente e à legislação em vigor”, finalizou Clécio Falcão.



< voltar