Eleita pela 13º vez como melhor destino de ecoturismo, Bonito tem 100% de saneamento

Data: 07/10/2015
Fonte: Sanesul

Bonito foi eleito pela 13º vez o melhor destino de ecoturismo do Brasil, e, para atender os milhares de turistas que visitam a cidade todos os meses - de janeiro a julho deste ano foram 85,7 mil visitantes, de acordo com boletim realizado pelo Observatório do Turismo de Bonito - a Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul) está sempre investindo para suprir a demanda e atender a população com qualidade e eficiência. O município é um dos poucos do Brasil que conta com 100% de abastecimento de água e esgotamento sanitário.

Entre os investimentos para suprir a crescente demanda estão a ativação de novo poço, na última sexta-feira (02), com capacidade de exploração de 25 mil litros de água por hora. Atualmente são quatro poços ativos que abastecem a cidade, cuja vazão de exploração, somada, é de 175 mil litros por hora, quantidade de água capaz de atender até 35 mil pessoas, considerando a média de consumo de 120 litros de água por dia por pessoa. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Bonito tem cerca de 21 mil habitantes, mas com o grande número de turistas, sua população chega a dobrar em determinadas datas.

"Bonito é um dos 68 municípios de Mato Grosso do Sul atendidos pela Sanesul, mas por suas particularidades físicas e geográficas, é necessário que a Empresa esteja sempre realizando melhorias operacionais e investimentos para atender a demanda, que cresce a cada ano. O nosso objetivo é atender com eficiência tanto a população quanto os turistas que vem conhecer esta bela região do nosso Estado", afirmou o diretor-presidente da Sanesul, Luiz Rocha.

Além da perfuração e ativação do novo poço, que tem como principal função manter o abastecimento da população nos períodos de alta temporada turística, a Sanesul está tomando algumas medidas que visam garantir a eficiência de suas operações, como a elaboração e execução de projeto de setorização de água na cidade, possibilitando controlar o fluxo de distribuição e manter a uniformidade do abastecimento.

A gerente regional Daniela Nantes frisa que a Sanesul se preocupa com o desenvolvimento sustentável das localidades em que atua, por isso atua de modo a promover o saneamento e preservar o meio ambiente.

"Bonito é uma cidade com grandes desafios de gestão administrativa e operacional, o fluxo intenso do turismo proporciona um cenário diferente de todas as outras localidades, por isso temos ainda mais cuidado ao fazer as nossas ações". O supervisor de Bonito, Adão de Oliveira, concorda. “A forma como a Sanesul trata o saneamento em Bonito demonstra a sensibilidade da Empresa com a população e com o meio ambiente", completa.

Cidade com 100% de coleta e tratamento de esgoto
Toda a água consumida na cidade, pela população e pelos turistas, demanda também um eficiente trabalho no que tange à coleta e tratamento de esgotos, bem como a destinação correta dos efluentes tratados. A Sanesul possui uma grande preocupação ambiental e cuidado especial com seu principal produto, portanto não poderia deixar de investir em saúde e qualidade de vida. Bonito possui hoje uma malha de esgotamento sanitário que compreende todo o perímetro urbano, com extensão total de rede de esgoto 58 quilômetros, atendendo a cidade em sua totalidade.

O esgoto coletado é tratado e devolvido sem poluentes na natureza, após passar pela estação de tratamento do município. A ETE tem capacidade para tratamento de 80 litros por segundo, apesar de trabalhar com vazão média de 37,30 litros por segundo (média dos últimos seis meses).

O processo de tratamento se inicia com etapa preliminar, gradeamento e desarenador, seguindo para um reator anaeróbio que realiza o tratamento biológico dos efluentes. Após passagem pelo reator, o efluente segue para uma etapa físico-química , similar à uma estação de tratamento de água, onde há dosagem de produtos químicos em tanques de floculação. Depois, passa por um decantador e filtro para reter os sólidos que permaneceram e por fim, é realizada a desinfecção do efluente para eliminar patógenos.

Melhor destino de Ecoturismo
O título de "Melhor Destino de Ecoturismo do Brasil" é oferecido pela Revista Viagem e Turismo, em parceria com o Guia Quatro Rodas, da Editora Abril. A premiação aconteceu em evento realizado no dia 24 de setembro, em São Paulo. Em sua 15º edição, o evento premia os destaques anuais entre atrações turísticas e empresas relacionadas ao segmento, tanto nacionais como internacionais. Bonito já recebeu 12 vezes consecutivas o prêmio, e neste ano reforça o título como referência no segmento.


< voltar