Governo de São Paulo assina autorização da obra de interligação para o Sistema Cantareira

Data: 05/10/2015
Fonte: Gov SP
O governador Geraldo Alckmin assinou nesta sexta-feira, 2 de outubro, a autorização para que a Sabesp celebre o contrato de início da obra de interligação entre as represas Jaguari (Bacia do Paraíba do Sul) e Atibainha (Sistema Cantareira).

O contrato se inicia com o detalhamento do projeto executivo e a obtenção das Licenças de Instalação, cujo prazo é de 120 dias. Cumprida esta etapa, as obras deverão ser iniciadas, com prazo de execução de 14 meses. O consórcio habilitado pela licitação é formado pelas empresas Serveng/Civilsan, Engeform e PB Construções Ltda. O valor do contrato é de R$ 555 milhões, com deságio de 33%. Serão mais de 9,5 milhões de pessoas beneficiadas na Grande São Paulo e cerca de 5,3 mil empregos diretos e indiretos gerados.

A transferência estará pronta para funcionar em 18 meses (1 ano e meio), no sentido da Jaguari para a Atibainha, reforçando o Sistema Cantareira. O bombeamento no sentido inverso, da Atibainha para a Jaguari, atendendo ao Vale do Paraíba, deverá estar em funcionamento com a conclusão total da obra em três anos após o início contratual.

O transporte da água captada entre as represas será feito por dois trechos distintos, com uma adutora de 13,4 km de extensão e um túnel de cerca de 6,1 km. Entre os dois trechos haverá uma estrutura de transição (Tubo-Túnel). O sistema será composto, ainda, por estação elevatória e subestação elétrica.



< voltar