Parceria com Águas de Joinville qualifica fornecedores e materiais do setor de saneamento

Data: 01/10/2015
Fonte: Sabesp




Na última sexta-feira (25), a Sabesp e a Companhia de Saneamento Águas de Joinville (CAJ), autarquia de saneamento da cidade catarinense, assinaram contrato de Prestação de Serviços para Qualificação e Inspeção de Fornecedores de Materiais e Equipamentos e assinatura de acesso ao site da Sabesp para consulta de materiais e fornecedores qualificados e especificações técnicas de materiais e equipamentos.

Fundada em 2005, a Águas de Joinville é responsável pelos serviços de saneamento dos mais de 550 mil habitantes de Joinville, cidade mais populosa de Santa Catarina. “É um momento gratificante poder compartilhar toda a experiência e o escopo da Sabesp com uma companhia nova como a Águas de Joinville”, exaltou o diretor de Gestão Corporativa, Manuelito Pereira Magalhães Junior.

Por meio do contrato, a empresa terá acesso ao portal de licitações eletrônicas da Sabesp para consultar fornecedores e materiais qualificados. O documento também possibilita à autarquia catarinense utilizar o Atestado de Capacidade Técnica (ACT) emitido pela Sabesp como um requisito técnico para editais. “Isso vai nos ajudar a qualificar ainda mais as nossas obras e melhorar a performance dos nossos sistemas de água e esgoto. É sempre bom ter essa proximidade com quem desenvolve esse estudo e certificação de fornecedores”, afirmou o diretor-presidente da Águas de Joinville, Jalmei José Duarte.

Álvaro Manuel Santos Mendes, superintendente de Suprimentos e Contratações Estratégicas, ressalta que o reconhecimento da Sabesp serve como referência no mercado. “Uma das principais referências para um fornecedor, seja ele nacional ou internacional, é a obtenção do ACT. Quando um fornecedor possui o documento, sinaliza para o mercado que seus produtos têm qualidade e atendem às normas técnicas pertinentes. Na minha opinião, esse serviço estimula as empresas a desenvolverem seus produtos e melhora a qualidade dos serviços prestados pelas empresas de saneamento.”

Além disso, a Sabesp também poderá qualificar fabricantes não cadastrados em seu banco de dados e inspecionar materiais e equipamentos de acordo com solicitação da Águas de Joinville. Para isso, é preciso que estejam de acordo com normas estabelecidas pela própria Sabesp, ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) ou entidades internacionais.

Álvaro também ressalta que a busca por novas fontes de receita é importante para a empresa. “No momento atual, com escassez de recursos, buscar parcerias é muito saudável. Nós já temos parceria com a Companhia Espírito-Santense de Saneamento (CESAN) e com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Jaraguá do Sul. Além disso, também estamos nas tratativas finais com a CORSAN (Companhia Rio-Grandense de Saneamento) e com o Departamento de Água e Esgoto de Ribeirão Preto (DAERP). ”

Também esteve presente à assinatura do contrato o assessor de Planejamento e Desenvolvimento Operacional da Águas de Joinville, Cesar Rehnolt Meyer. A prestação de serviço tem duração de um ano e poderá ser renovado anualmente por até 60 meses.



< voltar