Biotecnologia é uma das soluções que serão expostas na BW Expo

Data: 01/10/2015
Fonte: ass evento
Durante os dias 20 a 22 de outubro, a feira BW Expo contará com a presença de mais 50 expositores, apresentando suas soluções e tecnologias para o terceiro setor

Biotecnologia, pensando num conceito geral, é o uso de organismos vivos para produção de bens e serviços. Apesar da amplitudade da área, uma das que vem se destacando são as aplicações voltadas ao saneamento básico. E, como é de conhecimento geral, um dos maiores problemas do Brasil.

Segundo dados de 2013 do Ministério das Cidades (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento – SNIS), somente 82,5% da população possui água tratada, concluindo assim que mais de 35 milhões não têm acesso ao serviço. Além dos problemas de infraestrutura, a ausência do saneamento básico gera outros problemas, na saúde pública e no desempenho escolar das crianças.

Com base em um estudo do BNDES, 65% das internações de crianças menores de 10 anos está associada à deficiência ou inexistência de coleta de esgoto e ao acesso restrito a água limpa e potável. O rendimento escolar também demonstrou ser afetado, 18% delas apresentam menor aproveitamento devido as condições de moradia. Situação que no século 21 não deveria existir, por isto a biotecnologia se apresenta como um grande aliado para os governos municipais, estaduais e federal, principalmente, pelo fato de seu uso não criar a necessidade de obras ou reformas de infraestrutura.

Como a biotecnologia é uma ciência e desenvolvida através de pesquisas científicas, é uma solução que não interfere no meio ambiente e é, sobretudo, ecologicamente responsável.

A biotecnologia será uma das soluções que estará na feira, a exemplo da Superbac que apresentará cases e aplicação na prática para área de saneamento em empreendimentos comerciais como, prédios comerciais, hotéis, restaurantes, shoppings e entre outros. E para o visitante tangibilizar a solução distribuirão pastilhas biotecnológicas para uso em ralos, específica para o tratamento de toda a rede hidráulica de descarte de efluentes em empreendimentos, eliminando odores e prevenindo transbordamentos e entupimentos oriundos do acúmulo de gordura e/ou dejetos sanitários. O produto tem a capacidade de pré-tratar em média 10.000 litros de água.

No Congresso o tópico também terá destaque no Criar Sustentável, com um módulo totalmente direcionado à biotecnologia. As palestras apresentarão os assuntos “Uso da biotecnologia para cidades sustentáveis em três perspectivas de aplicação”, que abordará sua aplicação na área industrial, nos empreendimentos comerciais e nas concessionárias público privadas, demonstrando que em todos os benefícios são similares com a redução de futuros investimentos, aumento da planta e redução de custos operacionais, e também o “Uso da tecnologia de ATP para análise de crescimento microbiológico em torres de resfriamento”, que exemplificará a tecnologia ATP e sua utilização como um monitoramento em tempo real da tendência do sistema em formar biofilmes e depósitos.

Durante os três dias da BW Expo, os visitantes também terão acesso as principais empresas de equipamentos, produtos e serviços para: água - extração, captação, tratamento, análises e distribuição; esgoto - tratamento, análise, distribuição e geração de energia; drenagem - controle de inundação, revestimento de taludes e canalização; gestão de resíduos - coleta, redução, aterro sanitário, reciclagem, geração de energia e logística reversa; energia - eólica, solar, gás, biocombustíveis, maremotriz, geotérmica e hidráulica; solo - descontaminação, tratamento, análises e monitoramento; ar: medição, monitoramento, tratamento e análises.


Serviço

BW Expo

Data: 20 a 22 de Outubro

Local: Centro de Eventos Pro Magno – Rua Samaritá, 320 Casa Verde – São Paulo / SP.

Site: www.bwexpo.com.br



< voltar