FAPESP realiza reunião para chamada com BBSRC

Data: 30/09/2015
Fonte: Agência Fapesp
A Diretoria Científica da FAPESP convida os pesquisadores interessados na Chamada FAPESP-BBSRC Advanced Biofuels para uma sessão de esclarecimento de dúvidas no dia 5 de outubro de 2015.

A reunião de atendimento ocorrerá das 10h30 às 12h00, na sede da FAPESP.

Os interessados em participar da reunião deverão enviar e-mail ao endereço da chamada (Chamada_biofuels_bbsrc@fapesp.br) confirmando presença até o dia 2 de outubro de 2015.

A chamada foi lançada pela FAPESP com o Biotechnology and Biological Sciences Research Council (BBSRC), no Reino Unido, e está aberta a propostas de pesquisas colaborativas que envolvam abordagens em biorrefinaria para a fabricação de biocombustíveis avançados.

O objetivo é reunir o conhecimento e a experiência de grupos de pesquisa no Brasil e no Reino Unido em projetos colaborativos e multidisciplinares relevantes aos processos biológicos que sustentam abordagens integradas em biorrefinaria.

Para apoiar os projetos selecionados, o lado britânico destinará até £ 5 milhões. Organizações parceiras no Estado de São Paulo destinarão como contrapartida o equivalente em esforço de pesquisa a pesquisadores associados a instituições no estado. Dessa forma, não se espera que as propostas tenham custos iguais de cada lado, devido às diferenças de câmbio e custos locais, mas sim esforços de pesquisa comparáveis.

As áreas prioritárias para a chamada são:

Design de enzimas e desenvolvimento para o processamento em escala de biomassa celulósica.
Controle e/ou otimização de atributos das matérias-primas e seu efeito na produção e no processamento para biocombustíveis avançados, biogás e químicos de alto valor.
Desenvolvimento de organismos fermentadores de alto rendimento.
Os projetos devem ter de três a cinco anos de duração e precisam demonstrar que a sustentabilidade e os aspectos sociais, econômicos e ambientais dos processos e produtos que serão desenvolvidos serão levados em conta.

As propostas colaborativas submetidas devem envolver interessados elegíveis baseados no Estado de São Paulo e no Reino Unido, com um mínimo de um pesquisador por país.

Cada proponente no Estado de São Paulo deve submeter uma proposta de pesquisa para a FAPESP em uma das três modalidades de apoio oferecidas na chamada: Projeto Temático, Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes ou São Paulo Excellence Chair. Propostas podem incluir uma ou mais dessas modalidades, em um projeto coordenado (“Case for Support”).

Propostas que solicitam fundos à FAPESP devem mostrar equilíbrio entre custos de capital e operacionais (material de consumo, bolsas). Propostas que apresentarem excessivo custo de capital terão baixa prioridade.

A data-limite para submissão de propostas é 19 de novembro de 2015.

A chamada de propostas está disponível em: www.fapesp.br/9759


< voltar