APROVEITAMENTO ENERGÉTICO

Data: 21/09/2015
Fonte: Saneago

Consultores americanos se reúnem com engenheiros da Saneago para discutirem projeto de aproveitamento energético.

A Saneamento de Goiás S.A. (Saneago), por meio da Superintendência de Tecnologia Operacional e Meio Ambiente (Sutom), se reuniu nesta quarta-feira e quinta-feira (16 e 17) com uma equipe de consultores americanos para discutirem a viabilidade técnica e econômica para a geração de energia por meio do biogás na Estação de Tratamento de Esgoto Dr. Hélio Seixo de Brito, em Goiânia.

A empresa foi uma das três selecionadas no Brasil para desenvolver o projeto, que visa elaboração de estudo de viabilidade econômica para gerar energia elétrica a partir dos gases liberados pela ETE durante o processo de tratamento de esgotamento sanitário.

Os consultores contratados pela USTDA (U.S. Trade and Development Agency) estiveram na companhia fazendo um levantamento inicial de dados operacionais e conhecendo projetos para a especificação desse estudo.

Segundo o superintendente da Sutom, Wanir José de Medeiros Jr., esse projeto vai possibilitar à Saneago um maior aproveitamento energético, a redução dos custos com energia elétrica e a garantia de sustentabilidade ambiental. “Ao fim deste projeto, a Saneago irá receber um estudo técnico e econômico que poderá balizar as questões de viabilidade do aproveitamento dos recursos energéticos para geração de energia na ETE Goiânia, buscando o desenvolvimento sustentável que engloba as áreas social, econômica e ambiental”.


< voltar