GESTÃO DE PERDAS

Data: 18/09/2015
Fonte: Casan

CASAN renova rede de água em São José (SC). A troca de redes antigas é uma das frentes de trabalho da Companhia para combater as perdas de água. Atualmente a CASAN tem um índice de 32,9% de perdas, abaixo da média nacional que é de 37%.

A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN) está substituindo toda a rede de abastecimento de água usada por mais de 35 anos na Rua Heriberto Hülse, bairro Serraria, em São José. A troca de tubulações antigas é uma das ações da Companhia no controle de perdas de água.

Os trabalhos iniciaram na segunda quinzena de agosto e prosseguem até o final do ano. São aproximadamente quatro quilômetros de novas tubulações instaladas no passeio, substituindo as anteriores instaladas no meio da rua, quatro metros abaixo do asfalto.

A nova rede de abastecimento de água é assentada nas calçadas para evitar rupturas provocadas pela vibração dos veículos. Além disso, ficará mais próxima da superfície, para facilitar a localização e o conserto de vazamentos.

“Quando ocorrem vazamentos da rede de água nessa rua é um transtorno tanto para a população como para a CASAN. É preciso interromper o abastecimento, alterar o trânsito e abrir uma cratera no meio da rua. Com a nova rede tudo ficará mais ágil”, explica o chefe do Setor Operacional de Água da Superintendência Metropolitana da CASAN, Leonardo Silva.

Outras ações desse tipo são desenvolvidas em diversas regiões pela CASAN. Na Grande Florianópolis, desde 2014 quase 50 quilômetros de redes foram substituídas. Em 2016 a meta é trocar outros 30 quilômetros.

A troca de redes antigas é uma das frentes de trabalho da Companhia para combater as perdas de água nos sistemas de abastecimento, um dos grandes desafios das empresas de saneamento. Atualmente a CASAN tem um índice de 32,9% de perdas, abaixo da média nacional que é de 37%. Há dez anos o índice da CASAN era próximo a 50%.

Para melhorar estes dados a Companhia atua em diversas frentes. Entre elas, substituições de hidrômetros, operação caça-fraudes, recadastramento comercial, instalação de macromedidores, capacitação de equipes especializadas na busca de vazamentos ocultos e implementação de ferramentas computacionais para controle a distância das unidades que compõem os sistemas de abastecimento.

Saiba Mais:

Perdas de Água em outros países:

- Uruguai : 49%
- Noruega: 44%
- Brasil: 37%
- Inglaterra: 20%
- Estados Unidos : 13%
- Alemanha: 7%
- Austrália: 7%
- Japão: 3%




< voltar