Sanepar amplia rede coletora de esgoto para mais 400 famílias

Data: 16/09/2015
Fonte: Sanepar


Obras atendem a meta da Companhia de universalizar os serviços de saneamento ambiental

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), em parceria com a Prefeitura de Guarapuava, vai atender mais 400 famílias na cidade com rede coletora de esgoto. São sete mil metros de redes e investimentos de R$ 1.233.000,00. Moradores da Vila Concórdia III, no bairro Boqueirão, e do São Cristóvão II, incluindo o Jardim Los Angeles, serão beneficiados. Outras 63 famílias do bairro Residencial 2000 também receberão suas casas já interligadas à rede.

A meta da Sanepar é universalizar o atendimento com rede coletora. Para isso, a Companhia precisa não só de recursos, muitas vezes financiados. É essencial a parceria com os municípios. “Percebemos que, onde há diálogo aberto com as Prefeituras, as obras acontecem com mais agilidade e a maior beneficiada é a população”, ressalta o gerente da Sanepar, João Edson Lima.

No Concórdia III, 50 famílias deixaram de usar a fossa séptica desde março, quando as residências passaram a ser interligadas à rede. No Los Angeles, 141 famílias também já têm suas casas ligadas à rede coletora de esgoto há mais de um mês.

“A equipe da Sanepar veio aqui, fez duas reuniões com os moradores. Explicaram bem como iam ser as obras, que é preciso abrir valetas, como a gente faz a ligação depois que a obra termina e a rede é liberada. Passam nas casas avisar e orientar, é um serviço muito bom”, diz Antônio de Oliveira, morador do Los Angeles há 15 anos.

No bairro São Cristóvão II as obras estão em andamento e devem ser concluídas até o fim de outubro. Somente nessa região serão 212 famílias incluídas ao sistema. Uma delas é a de Valdeci Pereira, dono de uma oficina e morador do bairro há 22 anos.

“Estamos muito contentes e numa ansiedade grande para ligar logo nossa casa à rede de esgoto. O terreno aqui é úmido, volta e meia é preciso esgotar a fossa. Vamos gastar muito menos com a fatura da Sanepar do que com caminhão limpa-fossa, sem falar do mau cheiro, que não vai mais existir”, diz Mara, esposa de Valdeci.

No início deste mês, a tubulação de esgoto estava sendo assentada em frente à oficina de Valdeci. “Não dá nem pra reclamar do transtorno, porque a gente sabe que é por um bem maior, por um progresso. E tenho visto aqui na avenida, por onde a empreiteira já passou com a rede, que depois de terminado refazem as calçadas, fecham tudo certinho. Estão fazendo um trabalho muito bem feito”, opina Valdeci.

MAIS REDES – No fim do mês de agosto a Sanepar iniciou a implantação de rede coletora de esgoto para mais de 60 casas no bairro Residencial 2000. Das 500 casas, apenas 63 ainda não tinham a rede coletora. Dessa forma, ao término da construção, todas serão entregues já com rede de esgoto.

O presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche, também anunciou, em visita a Guarapuava no mês de agosto, a ampliação da rede para o bairro Boqueirão, um dos mais populosos da cidade. “É uma reivindicação antiga dos moradores. Quando falei isso para o presidente da Sanepar e perguntei sobre a possibilidade de inserir esse bairro nos projetos da Sanepar, de pronto ele respondeu positivamente. É mais uma prova de que, com parceria e união, fica mais fácil trazer conquistas para a população”, destaca o prefeito, Cesar Silvestri Filho.

Os estudos para a realização dos projetos necessários à ampliação já iniciaram neste mês. Ainda não é possível prever data de início de obra, pois antes vem todo o processo de licitação. A estimativa é a de que sejam construídos cerca de 20 quilômetros de rede coletora, mas o número exato só será conhecido após a conclusão dos estudos. “Praticamente todos os moradores do Boqueirão serão atendidos, incluindo Mirante da Serra, Núcleo São João, Campo Velho”, diz João Edson.

INVESTIMENTOS - De 2011 a 2015 a Sanepar investiu, somente no município de Guarapuava, mais de R$ 47 milhões no sistema de esgotamento sanitário. São obras de ampliação da rede coletora, melhorias na rede, construção de interceptores e estações elevatórias de esgoto.


< voltar