Anpei lança a terceira edição do Guia para Interação ICT-Empresa

Data: 14/09/2015
Fonte: Anpei

Notícias - Publicado em 09/09/2015
A Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei) lançou a terceira edição do Guia de Boas Práticas para a Interação ICT-Empresa. Com nova arquitetura e acesso online, o Guia explica como é possível obter recursos e encontrar parceiros, além de trazer casos que exemplificam como as interações são possíveis.

A terceira edição foi discutida nas reuniões do Comitê de Promoção da Interação ICT-Empresa da Anpei ao longo deste ano, em busca de uma atualização das práticas e tendências na cooperação interorganizacional, agregação de casos práticos e uso de uma nova arquitetura de caráter funcional.

A publicação também recebeu contribuições do Comitê de Fomento da Anpei. A nova edição continua com o intuito de garantir a aplicabilidade e a abrangência do Guia para acelerar o processo de aprendizado das organizações e estimular a colaboração para o desenvolvimento de inovações.

O material apresenta recomendações para o sucesso das parcerias entre empresas e instituições científicas e tecnológicas (ICTs) na realização de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação. O objetivo é orientar empresas, universidades e institutos de pesquisa públicos e privados, fundações de apoio, órgãos de fomento e profissionais que buscam informações sobre como prospectar, estruturar, negociar, conduzir e manter parcerias no Brasil.

Possibilidades

O Guia visa estimular o desenvolvimento de diversas formas de trabalho conjunto para alavancar a inovação tecnológica no País. As boas práticas propostas podem, em muitos casos, ser extrapoladas para outras formas de inovação.

Segundo os seus organizadores, a publicação procura atender expectativas tanto de empresas e ICTs que já praticam algum tipo de parceria, como daquelas que pretendem trilhar esse caminho. Oferece dicas para empresas de todos os portes, bem como para ICTs em diferentes estágios de estruturação para parceria.

O conteúdo está organizado em cinco capítulos. O Capítulo 1 – Necessidade de colaboração e prospecção de parceiros – trata da estruturação da ICT e da empresa para parcerias externas. No Capítulo 2 – Avaliação das oportunidades de fomento – são apresentadas as principais ferramentas de apoio à inovação com indicação das suas respectivas aplicabilidades na interação ICT-Empresa. O Capítulo 3 – Planejamento e negociação da parceria – aborda o desenvolvimento da parceria e as bases para sua negociação. No Capítulo 4 – Execução e encerramento do projeto e manutenção da parceria – são apresentadas a perspectiva de execução do projeto e as práticas para manter parcerias institucionais bem-sucedidas. Por fim, o Capítulo 5 – Casos de parcerias – apresenta situações reais para melhor entendimento e consolidação das práticas apresentadas.

Lançamento

O lançamento ocorreu em 25 de agosto, durante a 15ª Conferência de Inovação Tecnológica da Anpei, em Cabo de Santo Agostinho (PE). Leonardo Garnica e Alessandro Rizzato, do Comitê de Promoção da Interação ICT-Empresa, foram os responsáveis por apresentar a novidade durante o evento.

Faça o download do Guia Anpei de Interação ICT Empresa em: http://www.anpei.org.br/guia-ict-empresa



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