FAPESP e Fundação Bunge realizarão seminário sobre recuperação de solos e saneamento

Data: 10/09/2015
Fonte: Agência Fapesp

A FAPESP e a Fundação Bunge realizarão, em 29 de setembro, das 8h30 às 12h30, o Seminário Internacional “Recuperação de Solos Degradados para a Agricultura e Saneamento Básico e Manejo de Água”.

O evento integra as atividades do 60º Prêmio Fundação Bunge e o 36º Prêmio Fundação Bunge Juventude, outorgado em 2015 às áreas de Ciências Agrárias e Ciências Biológicas, Ecológicas e da Saúde.

O tema Recuperação de Solos Degradados para a Agricultura será apresentado por três palestrantes, entre 9h15 e 10h50. Diego Antonio França de Freitas, da Universidade Federal de Viçosa e ganhador do Prêmio Fundação Bunge Juventude 2015, fará palestra sobre “Conservação do Solo: Ações para evitar a degradação de solos agrícolas”. Marlene Cristina Alves, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), ganhadora do Prêmio Fundação Bunge 2015 na categoria Vida e Obra, apresentará palestra sobre “Os principais desafios da Recuperação de Solos Degradados".

Martin Diaz Zorita, do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária, da Argentina, premiado pela Fundação Bunge&Born na Argentina em 2002, na categoria Juventude, tratará do tema “Changes in soil management practices and current soil productivity challenges in the semiarid pampas”. As três palestras terão como debatedores Eduardo Moacyr Krieger, do Instituto do Coração (Incor) e vice-presidente da FAPESP; Pedro Luiz de Freitas, da Embrapa; Sidney Rosa Vieira, do Instituto Agronômico (IAC), e Silvio Crestana, também da Embrapa.

O tema Saneamento Básico e Manejo de Água será apresentado por Dulce Buchala Bicca Rodrigues, da Universidade de São Paulo (USP), destacada com o Prêmio Fundação Bunge 2015 na categoria Juventude, e por José Fernando Thomé Jucá, da Universidade de Pernambuco (UFPE), ganhador da premiação na categoria Vida e Obra.

O tema será debatido por Adalberto Luis Val, do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa); José Galizia Tundisi, do Instituto Superior de Ecologia (IEE); Walter Lazzarini Filho, do Conselho Superior de Meio Ambiente (Cosema); Virginia Sampaio Teixeira Ciminelli, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Carlos Eduardo Morelli Tucci, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo site: www.fapesp.br/eventos/bunge2015/registro.

Mais informações no site: www.fapesp.br/eventos/bunge2015



< voltar