Referência mundial em irrigação e monitoramento de evapotranspiração apresenta palestra na ANA

Data: 09/09/2015
Fonte: ANA


Considerado um dos maiores especialistas em irrigação e monitoramento de evapotranspiração no mundo, Richard Allen esteve na sede da Agência Nacional de Águas (ANA) na manhã da sexta-feira, 4 de setembro, para a palestra Experiências, Inovações e Novas Tecnologias para o Manejo da Irrigação. Em sua apresentação, o professor de Engenharia de Recursos Hídricos da Universidade de Idaho (Estados Unidos) falou sobre a estimativa de evapotranspiração incorporando a metodologia 56 da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), referência mundial sobre o tema.

Allen também abordou as metodologias relacionadas à determinação de coeficientes de cultura, incluindo a aplicação de técnicas de sensoriamento remoto e a produção de mapas de evapotranspiração. Outro ponto apresentado foi o software que será apresentado no Google Earth na temática da evapotranspiração – o Google Earth Engine Evapotranspiration Flux (EEFlux). O professor também falou sobre a medição de evapotranspiração a partir de satélites.

Em seu discurso, a diretora de Planejamento da ANA, Gisela Forattini, falou sobre a atuação da ANA nas temáticas apresentadas por Allen. “A determinação de coeficientes de cultura é tema que está sendo tratado aqui na Agência Nacional de Águas, que vem trabalhando juntamente com a EMBRAPA na construção de uma base de dados para as condições do Brasil. Queremos, em breve, um boletim 56 brasileiro, assim como o da FAO.”

A outra palestrante prevista, Ayse Kilic, professora associada de Engenharia Civil e da Escola de Recursos Naturais da Universidade de Nebraska-Licoln (UNL), não pôde participar do evento.

O palestrante

Uma das maiores referências mundiais sobre irrigação, Richard Allen é professor de Engenharia de Recursos Hídricos da Universidade de Idaho, onde tem PhD em Engenharia Agrícola e Engenharia Civil. O especialista tem focado suas pesquisas na solução de problemas relacionados à água na agricultura, principalmente em evapotranspiração sobre grandes áreas via imagens de satélite. Na temática da irrigação, Allen já trabalhou na Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e no projeto Landsat (do Serviço Geológico dos Estados Unidos em parceria com a NASA). Atualmente o professor desenvolve pesquisas e consultorias em vários países, entre os quais o Brasil.



< voltar