Estações de saneamento Sanetrat e Sanesalto

Data: 09/09/2015
Fonte: Conasa

A Sanetrat Saneamento S.A., é uma empresa do grupo CONASA, investida da INFRA Asset Management em seu FIP de saneamento, que atua com soluções ambientais, mais propriamente na coleta e tratamento de efluentes industriais.

Instalada em uma área de 7.000 mº em Salto - SP, opera nas modalidades off site e on site. Na primeira, faz a retirada e transporte dos efluentes para uma central própria de tratamento, onde possui uma unidade de tratamento a partir de um sistema físico-quimico, capaz de tratar efluentes contendo metais pesados, óleos e graxas e de um sistema biológico que degrada efluentes sanitários e industriais. Na segunda, oferecendo suporte técnico para avaliação e implantação do tratamento no espaço do próprio cliente (indústria).

A Sanetrat realiza um tratamento específico para cada tipo de resíduo, reduzindo seu nível de toxicidade até o padrão de esgoto doméstico para então ser enviado para as estações de tratamento de esgoto comum.

O modelo já está sendo expandido para outros estados e municípios, como Itapema (SC) e Rio de Janeiro (RJ).

Sanesalto

A Sanesalto possui uma concessão de 25 anos (até 2032) de tratamento de esgoto do município de Salto, de 106 mil habitantes, localizado no estado de São Paulo.

Antes do início de suas operações, na cidade de Salto existia coleta de esgoto, porém, não levava a um lugar adequado, era despejado diretamente no rio sem tratamento. Desde o início das operações foram instalados coletores tronco que levam todo esgoto coletado a estações de tratamento. Hoje, a água tratada é despejada no rio Tietê, dentro da legislação.

Em Salto a água é tratada acima dos limites mínimos pedidos pela Cetesb. Estão estudando inclusive a possibilidade de seu reuso industrial, assunto cada vez mais importante devido a escassez de água nos grandes centros urbanos.

A Sanesalto é uma empresa investida da INFRA Asset Management, via um FIP destinado ao setor de saneamento. Para garantir sustentabilidade do negócio para os investidores, o modelo de remuneração acordado durante o processo de concessão, é de que a Sanesalto arrecada as tarifas de coleta e tratamento diretamente dos consumidores (população), e a seguir repassa à Prefeitura.



< voltar