Projeto Chapecozinho vai combater escassez de água na Região Oeste (SC)

Data: 09/09/2015
Fonte: Casan

Evitar que a Região Oeste de Santa Catarina chegue a crises hídricas semelhantes às vividas em outros estados brasileiros é a meta da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN) com o Sistema Integrado de Abastecimento do Rio Chapecozinho.

O projeto concebido para atender o abastecimento dos municípios de Chapecó, Xanxerê, Xaxim e Cordilheira Alta nas próximas décadas foi apresentado nesta sexta-feira (4) em Audiência Pública para interessados em participar do processo licitatório.

Durante todo o dia, engenheiros da Companhia esclarecem no Centro Integrado de Operação e Manutenção, no bairro Estreito, em Florianópolis, detalhes do projeto que representa a maior obra de abastecimento de Santa Catarina.
“É um projeto direcionado a resolver o problema de abastecimento de uma das regiões mais promissoras do Estado, que cresce acima da média nacional e precisa ter infraestrutura para dar suporte a seu desenvolvimento”, destacou o diretor Administrativo da CASAN, Arnaldo Venício de Souza, representando o presidente Valter Gallina na abertura da Audiência.


Estiagens periódicas
Ao fazer um histórico do Projeto Chapecozinho, iniciado na antiga Diretoria de Projetos Especiais da CASAN, o diretor de Expansão, Adelor Vieira, lembrou que estudos comprovam as ameaças de crise hídrica na Região Oeste.
De acordo com o Atlas Brasileiro de Desastres Naturais, publicado em 2011 pela UFSC, no período de 1991 a 2010 Chapecó teve 14 episódios de secas e estiagens, com reflexos diretos no abastecimento de água.

Na cidade de Xanxerê foram 9 ocorrências, em Xaxim 11 e em Cordilheira Alta 12 períodos prolongados sem chuvas, com consequências diretas sobre os cursos d´água usados para abastecimento. O problema traz consequências para a população e para o setor produtivo, pois a diminuição das vazões dos mananciais acarreta conflitos de uso da água para consumo humano e para a agroindústria.
Para atender a demanda de abastecimento na região, diversas alternativas foram avaliadas pela CASAN, lembrou o diretor Adelor. “No início do projeto foram avaliadas captações nos rios Irani, Uruguai e Chapecó, além do Aquífero Guarani. Esses estudos de viabilidade técnica nos mostraram que o melhor custo-benefício, apensar de uma captação em longa distância, é o Rio Chapecozinho”, recordou.

Infraestrutura para as próximas décadas
O projeto do Sistema Integrado de Abastecimento do Rio Chapecozinho prevê o abastecimento de uma população projetada em aproximdamente meio milhão de pessoas nas próximas décadas, com uma vazão de captação e de tratamento de 1,2 mil litros por segundo.

Associada à nova captação e à implantação de uma grande estação de tratamento, está prevista a implantação de uma adutora com 57 quilômetros de extensão, para interligar a nova estrutura às redes de distribuição dos municípios de Chapecó, Xanxerê, Xaxim e Cordilheira Alta. Serão ainda construídos reservatórios nas cidades de Xaxim (com 3,5 milhões de litros) e Xanxerê (6 milhões de litros).

A previsão de investimentos é de R$ 222.927.130,00. Os recursos estão garantidos junto ao governo federal, por meio de financiamento da CAIXA. A meta da CASAN é publicar o edital de licitação no final de setembro e ainda em 2015 assinar a ordem de serviço para execução das obras. O projeto tem prazo de três anos para execução.


< voltar