Sistema de vácuo da Atlas Copco proporciona economia 95% na conta de água e 30% na de energia, em universidade do interior paulista

Data: 08/09/2015
Fonte: Atlas Copco

Foi grande a surpresa dos participantes de um evento na Unitau – Universidade de Taubaté, quando o coordenador da clínica odontológica da instituição, Prof. Dr. Valério Costa, revelou a economia que um novo sistema de vácuo da Atlas Copco, instalado na unidade há alguns meses, proporcionou nas contas de água e energia da instituição.

“É isso mesmo que vocês ouviram, nossa conta de água caiu de 3.700 reais para 200 reais, tenho os documentos que comprovam a redução”, enfatizou Costa. “E a conta de energia também ficou 30% mais barata”, complementa.

O sistema de vácuo foi instalado em substituição a bombas hidráulicas, que utilizavam nada menos que 4 mil litros de água por dia. “Precisávamos tomar uma atitude, não apenas para economizar, mas para reduzir o desperdício de água, principalmente nesse momento em que atravessamos uma crise hídrica e é responsabilidade de todos nós preservar esse recurso tão precioso”, complementa.

O sistema instalado na Unitau é composto por duas bombas de vácuo do modelo GV 300 e por dispositivos que permitem o tratamento e descarte ambientalmente responsável dos resíduos provenientes dos sugadores utilizados na clínica. “Temos 80 posições de atendimento, nas quais os alunos de odontologia realizam tratamento em pessoas da comunidade, que nos são destinadas pela Assistência Social ou pelos postos de saúde, no caso de atendimentos mais complexos, que não podem ser realizados nesses locais”, descreve Prof. Dr. Jarbas Francisco Fernandes dos Santos.

A separação entre resíduos sólidos e líquidos ocorre no sistema de vácuo. “O material sólido fica armazenado em um recipiente totalmente vedado e deverá ser retirado periodicamente por pessoal técnico”, descreve Luigi Merlino, Diretor da Air Vale, responsável pela instalação.

“Com o sistema anterior, esse resíduo era despejado na natureza, gerando riscos de contaminação do lençol freático”, relata. “Além de proporcionar uma economia substancial, o sistema da Atlas Copco permite o manejo ambientalmente adequado dos resíduos, contribuindo para a preservação do meio ambiente”, reforça José Carlos dos Santos, Gerente de Vendas da Atlas Copco.

As bombas de vácuo instaladas na Unitau funcionam de forma inteligente, evitando o desperdício de energia. “Nós podemos ter poucos atendimentos acontecendo e nesses casos apenas uma das bombas funciona, a outra só é acionada se houver necessidade maior de vácuo”, explica Luigi. “Esse sistema de velocidade variável é o que permite a economia de 30% nos custos de energia”, complementa Costa.

A escolha da Atlas Copco para fornecer o novo sistema de vácuo não foi por acaso. “Temos um compressor da Atlas Copco em funcionamento há 20 anos, que fornece o ar comprimido para outros aparelhos utilizados na clínica, e esse equipamento nunca falhou”, relata Costa. “A Atlas Copco é uma marca na qual confio plenamente e os números falam por si, o novo sistema de vácuo foi certamente uma escolha acertada e a tendência é que a nossa parceria continue e fique cada vez mais forte”, finaliza o professor.

Conheça também a publicação da Atlas Copco, que apresenta cases em que economia surpreendente foi proporcionada a clientes com o uso das bombas de vácuo da marca.

Foto: Prof. Dr. Valério Costa, da Unitau (ao centro), com José Carlos dos Santos, da Atlas Copco, e Luigi Merlino, da AirVale.

Atlas Copco é um fornecedor líder mundial de soluções em produtividade sustentável. O Grupo atende clientes com compressores inovadores, soluções de vácuo e sistemas de tratamento de ar, equipamentos de construção e mineração, ferramentas elétricas e sistemas de montagem. A Atlas Copco desenvolve produtos e serviços focados na produtividade, eficiência energética, segurança e ergonomia. A empresa foi fundada em 1873, baseia-se em Estocolmo, na Suécia e tem um alcance global, abrangendo mais de 180 países. Em 2014, Atlas Copco teve um faturamento de 94 BSEK (BEUR 10.3) e 44 000 empregados. Saiba mais em www.atlascopco.com.br.

Em 2015, a Atlas Copco comemora 60 anos no Brasil e tem duas fábricas no país, além de escritórios em Barueri/SP, filiais em cinco estados e distribuidores em quase todas as regiões. Atualmente, a Atlas Copco Brasil emprega mais de 1300 funcionários e está presente em obras como a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte e a ampliação do Rodoanel de São Paulo.
Saiba mais no site www.atlascopco.com.br



< voltar