ENCHENTE EM SC

Data: 16/07/2015
Fonte: Casan

Equipes da CASAN trabalham para recuperar sistemas de abastecimento no Oeste de Santa Catarina. Os municípios de Chapecó, Concórdia, Maravilha, Riqueza e São Domingos estão entre os mais prejudicados.

Com dezenas de municípios prejudicados pela chuva que em apenas 24 horas teve índices acumulados maiores do que o esperado para todo o mês de junho, a Região Oeste de Santa Catarina ainda enfrente problemas no abastecimento de água.

Os municípios de Chapecó, Concórdia, Maravilha, Riqueza e São Domingos estão entre os mais prejudicados.

Em Chapecó, onde a situação ficou mais crítica ontem a partir do meio dia, com interrupção da distribuição de água para todo o município, o nível do lajeado São José baixou um pouco e na madrugada e o serviço de abastecimento foi parcialmente recuperado.

Com equipes trabalhando durante toda a noite, foi possível retomar parcialmente a produção na principal Estação de Tratamento de Água da cidade a partir de 2 horas da madrugada desta quarta-feira.

No entanto, com a Estação de Tratamento de Água Compacta alagada, de acordo com o chefe da agência, Daniel Domingues Scharf, apenas 30 a 40% da cidade está com abastecimento. Regiões mais altas, como os bairros Esplanada, Santa Maria, Seminário, Universitário, Efapi, Passo dos Fortes e Vila Rica continuam sem receber água.

“Estamos pedindo que os moradores com abastecimento economizem água, para que possamos aos poucos atender também os bairros mais altos”, informa Daniel.

Em Riqueza, o rio Iracema, que havia inundado os equipamentos na captação de água da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN), baixou durante a noite e a equipe local trabalha na limpeza e recuperação.

Desde terça-feira ao meio dia a cidade está sem abastecimento e ainda não há previsão de normalização. Uma casa arrastada pelo rio derrubou um poste de energia que ainda não foi recuperado e impede o trabalho na Estação de Tratamento de Água (ETA).

“A situação é realmente muito difícil, a equipe está trabalhando na chuva para limpar os equipamentos, mas ainda não temos previsão para restabelecer o sistema”, informa a chefe da agência de Riqueza, Maristela Endrigo.

Em Maravilha, onde a produção de água teve que ser interrompida desde a madrugada de terça, pois a captação ficou abaixo do nível do rio Jundiá, a equipe da CASAN instalou uma nova bomba que foi cedida pela agência de Dionísio Cerqueira.

Com isso o abastecimento de água foi retomado para os bairros Bela Vista, São José, Jardim e União, que ficam na parte central da cidade.

Os bairros que ficam localizados na parte baixa serão abastecidos hoje pela manh㠖 com suspensão do abastecimento no centro. A equipe da CASAN trabalha na instalação de uma segunda bomba na captação, com previsão de normalizar o abastecimento na cidade a partir de quinta-feira pela manhã.

A situação também permanece crítica em São Domingos, onde captação e tratamento estão em apenas 50% da vazão normal. A barragem de captação está assoreada pela terra trazida pelo rio Bonito, que permanece acima do nível normal, o que impede o trabalho da equipe local da CASAN. O município enfrenta também problemas com quedas de energia, que comprometem a produção e distribuição de água.

“Os bairros localizados em regiões mais altas, como Abramo Miguel Preto, Aparecida e Esperança são os mais prejudicados”, informa o chefe da agência, Elton Amauri de Santos.

Em Concórdia as equipes da agência local conseguiram recuperar nesta terça a captação do rio Jacutinga, o que permitiu a retomada do abastecimento do Centro da cidade. A recuperação da captação do rio Suruvi está prevista para tarde desta quarta-feira.

Algumas redes na região do rio dos Queimados, que corta a cidade de Concórdia, foram fechadas devido a rompimento. Equipes aguardam o nível do rio baixar para recuperar o sistema.

No bairro São Cristovão e nos bairros próximos à BR 153, regiões altas do município, o abastecimento está interrompido por problemas na Estação de Recalque de Água Tratada (ERAT 8). Equipes da CASAN já trabalham no local para identificar o problema e recuperar o sistema.

Também permanecem com abastecimento prejudicado por causa das chuvas os municípios de São Miguel do Oeste, Galvão, Cunhataí, Palmitos e Pinhalzinho.

A Superintendência Regional Oeste da CASAN está de prontidão para minimizar os transtornos às populações afetadas e recuperar os sistemas no menor prazo possível.

É importante lembrar, entretanto, que, ao contrário da energia elétrica, o restabelecimento de um Sistema de Abastecimento de Água acontece de forma gradual e pode demorar até sua normalização completa.

Por isso a CASAN espera a compreensão das comunidades atingidas. E lembra que dispõe da Central de Atendimento 0800.643-0195 e do chat on line na sua página na internet www.casan.com.br para informações e solicitações de serviços.
- See more at: http://www.aesbe.org.br/conteudo/11691#sthash.Y4cfIC4v.dpuf


< voltar