Estudo reconhece qualidade do saneamento em Londrina (PR)

Data: 14/07/2015
Fonte: Sanepar
A cidade de Londrina (PR) tem ótimo nível de saneamento, sendo referência nacional em muitos indicadores. A constatação é da Ceres Inteligência Financeira, empresa mineira contratada pela Prefeitura para avaliar o atendimento com água tratada e coleta e tratamento de esgoto no município. Os dados foram repassados pelo diretor da Ceres, Alexandre Moreira Galvão, na noite da última quinta-feira (9), durante audiência pública convocada pela Prefeitura de Londrina. A audiência pública foi no Clube de Engenharia de Londrina e contou com representantes de diferentes setores da sociedade.

A Prefeitura estuda assinar novo contrato com a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). O Poder Executivo também avalia outras alternativas. A Ceres foi contratada para subsidiar a Prefeitura na decisão sobre a concessão.

Há 40 anos, a Sanepar é responsável pelos serviços de água e de esgoto na cidade. De acordo com o último ranking do Instituto Trata Brasil, Londrina ocupa a 4ª posição entre as 100 cidades com os melhores serviço de saneamento do Brasil.

Atualmente, a cidade tem cobertura de 90,5% na coleta de esgoto. Todo o esgoto coletado é tratado. Segundo o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) de 2013 – último dado nacional disponível –, a média brasileira de coleta de esgoto é de 48,6% e a de tratamento é de apenas 39%.

APROVAÇÃO – O gerente geral da Sanepar na região nordeste, Sérgio Bahls, disse que os excelentes indicadores “são reflexo do volume de investimentos e da gestão focada em atender, com regularidade e qualidade, cada morador”. Ele informou, ainda, que 87,1% dos londrinenses aprovam os serviços da Sanepar. Os entrevistados foram ouvidos pela pesquisa de satisfação contratada pela Companhia entre os dias 9 e 16 de maio deste ano.

Bahls reiterou que as negociações iniciadas há vários anos, para adequar o contrato de Londrina à nova Lei do Saneamento, continuam abertas, “para ampliar os excelentes indicadores de atendimento que a cidade já conquistou”.



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