Chapecó inaugura primeira obra da parceria entre Casan e agência francesa

Data: 18/05/2015
Fonte: Casan
A cidade de Chapecó receberá na próxima terça-feira, dia 19, uma obra emblemática para o saneamento de Santa Catarina. O Sistema de Esgotamento Sanitário do bairro São Cristóvão representa a primeira inauguração da parceria entre o Governo do Estado, por meio da CASAN, e a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).

Prestigiado pelo governador Raimundo Colombo e pelo Diretor-presidente da Casan, Valter José Gallina, o evento está marcado para as 9 horas, junto à Estação Elevatória de Esgoto localizada na Avenida São Pedro, 1983-E Bairro São Cristóvão. Com um investimento de R$ 9.307.929, a obra foi realizada em apenas 14 meses, a partir da ordem de serviço entregue à empresa Itajuí em março do ano passado.

A rede coletora de esgoto tem 32,2 quilômetros com diâmetros de 150mm a 400mm, conectada a 1.360 unidades de um dos bairros mais antigos e tradicionais do município do Oeste. O investimento permitiu também a construção de três estações elevatórias, que servem para conduzir o esgoto até a estação de tratamento (ETE) localizada no bairro Santo Antonio.

Em visita à CASAN na semana passada, Aymeric Blanc, coordenador de Projetos da AFD, manifestou satisfação com a conclusão da primeira obra com recursos financiados pela agência de fomento europeia. "A inauguração do Sistema de Esgoto de Chapecó só ratifica o acerto da parceria", disse Blanc. A AFD iniciou em 2010 as primeiras tratativas de cooperação com o governo catarinense e em 2012 assinou contrato de financiamento no valor de 100 milhões de euros para obras em 14 municípios, colaborando assim para o projeto da CASAN de elevar de 18% para 45% a cobertura de esgoto em Santa Catarina até 2018.

"A CASAN vive seu melhor momento, inaugurando obras de água e esgoto, lançando editais ou emitindo ordens de serviço a todo o momento", lembra Gallina. "Estamos em um processo de resgate da credibilidade da Companhia e da autoestima de nossos colaboradores com o objetivo de levar mais saúde e qualidade de vida à população catarinense. Nos próximos três anos o Estado pretende estar entre os primeiros lugares no ranking nacional de saneamento, saindo da incômoda posição atual", afirma o Presidente.


< voltar