Obra do novo sistema de água de Campo Largo entra na reta final

Data: 12/05/2015
Fonte: Sanepar
Está em fase final a obra da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) de construção do novo sistema de abastecimento de água de Campo Largo. Ao custo de aproximadamente R$ 47 milhões, o empreendimento está dimensionado para garantir o abastecimento até o ano de 2027. Agora, estão sendo feitas as interligações entre as redes novas e antigas e implantados os equipamentos.

Para dar continuidade à obra, na próxima quarta-feira (13), todos os moradores da sede da cidade de Campo Largo, cerca de 70 mil pessoas, poderão ficar desabastecidas. Nesta data, será feita a interligação da adutora de água tratada do novo sistema do Rio Verde com o Centro de Reservação Itaqui (sistema antigo). A interrupção no fornecimento de água será das 9h às 18h30. A normalização do abastecimento deve ocorrer durante a noite. Com chuva forte, os serviços serão adiados. Somente ficarão sem água os moradores que não possuam caixa-d’água com capacidade para garantir o consumo por 24 horas.

Nos próximos 60 dias devem ser feitas outras 30 interrupções que vão atingir, de cada vez, regiões diferentes para a execução de aproximadamente 100 interligações e implantação de válvulas redutoras de pressão e dos macromedidores de vazão. Não é possível executar estes serviços sem interromper o abastecimento. “Trata-se de um sistema de abastecimento novo, começado do zero em 2013, que o Governo do Estado vai entregar à população nos próximos meses”, explica o presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche.

IMPORTANTE – Após as interrupções, quando o imóvel voltar a ser abastecido, apesar de todos os cuidados que as equipes técnicas tomam, é possível que a água chegue com alguma alteração de cor, porém o produto continua com garantia de qualidade bacteriológica, sem oferecer risco à saúde, caso seja consumido.

Uma dica para evitar a entrada de água com cor alterada é fechar o registro no cavalete (relógio) e só reabri-lo após o período de reinício do fornecimento informado, no caso de quarta-feira (13), após as 18h30. É importante verificar na torneira mais próxima do cavalete se a água está chegando em condições normais. Se houver alteração, entrar em contato com a Sanepar pelo telefone 0800 200 0115.

A OBRA – Além de garantir água de qualidade para a população, o novo sistema de abastecimento que utiliza o Rio Verde, libera a área do atual manancial, o Rio Itaqui, para o Distrito Industrial, “antiga aspiração do município”, enfatiza o gerente geral da Sanepar na Região Metropolitana e Litoral, Celso Thomaz. Ele reitera que esta opção exigiu da Sanepar maior volume de recursos. Quando o sistema Rio Verde entrar em operação, a Estação de Tratamento de Água Itaqui será desativada.

A Sanepar está investindo R$ 46.919.216,26 na obras da captação de água bruta no lago da barragem do Rio Verde, estação de tratamento de água com capacidade para 320 l/s, reservatório para armazenar 4 milhões de litros de água tratada, nove boosters (bombas), 9.250 m de adutoras, 6.185 m de rede de distribuição de água, 28 válvulas redutoras de pressão, 27 macromedidores de vazão, além de readequações no Centro de Reservação Itaqui.

O novo sistema conta com tecnologia de ponta e alto grau de automação. Também foram realizados investimentos no Sistema Jardim Guarani, para atender comunidades distantes da sede do município. Entre as obras já concluídas estão a implantação do poço que fornece 10 l/s, a construção do reservatório com capacidade para 1800 litros, 1.560 m de adutora e 400 m de rede de distribuição de água.

As interrupções no abastecimento para a conclusão das interligações são divulgadas, também, aqui no site da Sanepar, no campo Paradas no Abastecimento.


< voltar