Missão francesa vistoria obras em parceria com a CASAN

Data: 08/05/2015
Fonte: CAsan
Está em Santa Catarina desde terça-feira (5) uma equipe da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) para supervisionar a parceria mantida há cinco anos com a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN). Recepcionados inicialmente na sede da Empresa, em Florianópolis, se deslocaram terça-feira para o Sul do Estado a fim de vistoriar obras de esgoto nos municípios de Braço do Norte e Garopaba.

Desde 2010 a AFD se transformou numa das principais fontes de financiamento da CASAN, num total de 100 milhões de euros de investimentos. Ao lado de recursos oriundos da Agência Japonesa – JICA - e do Governo Federal, a AFD tem permitido projetar um conjunto de obras que pretendem aumentar de 19% para 45% a cobertura de esgoto no Estado nos próximos três anos.

A AFD está investindo em 14 municípios de Santa Catarina, como Chapecó, por exemplo, onde no próximo dia 19 deve ser inaugurada a primeira das obras com dinheiro francês. Naquela cidade do Oeste foram aplicados R$ 9,3 milhões para construir 32 mil metros de rede coletora de esgoto, permitindo 1.361 ligações domiciliares.

"Esta obra no bairro São Cristóvão, em Chapecó, será a primeira de uma série de inaugurações que provam que a parceria está dando certo", disse o Presidente da CASAN, Valter José Gallina, ao fazer a saudação à equipe francesa. "Para o Governo Raimundo Colombo a AFD não tem importância apenas como fonte de recursos financeiros, mas também pelo aval técnico que a Agência empresta ao nosso projeto de saneamento de Santa Catarina". A CASAN acredita que em três ou quatro anos o Estado possa saltar da incômoda situação de 18º colocado no ranking nacional de saneamento para as primeiras posições.

Aymeric Blanc, coordenador de Projetos da AFD e líder da comitiva estrangeira, revelou que nos primeiros anos a Agência Francesa esteve preocupada com os prazos das obras que custavam para sair do papel. Mas logo a Agência entendeu as exigências e ritmos impostos pela legislação brasileira, rigorosa, por exemplo, na concessão das licenças ambientais, o que acaba modificando prazos projetados inicialmente. "Aos poucos fomos entendendo a dinâmica brasileira e hoje estamos tranquilos ao perceber que as obras estão saindo do papel, levando mais saúde ao povo catarinense", disse Blanc.

Segundo o engenheiro de Projetos da CASAN, Evandro Martins, todas as 14 obras com recursos da AFD estarão inauguradas, licitadas ou em execução ainda em 2015. Em Braço do Norte a comitiva soube que a obra orçada em R$ 19,8 milhões deve ser concluída até setembro do próximo ano. O Sistema de Esgoto de Garopaba deve ser inaugurado em agosto de 2016.



< voltar