Relatório do Trata Brasil revela bom desempenho das concessões privadas de saneamento

Data: 07/05/2015
Fonte: Sindcom
Com índices que apontam para a universalização do serviço, Limeira, Niterói, Jundiaí e Ribeirão Preto estão entre as 20 melhores cidades do país, segundo o levantamento do ITB


Divulgado no final do mês passado, o relatório do Instituto Trata Brasil – que faz um comparativo sobre a situação do saneamento nas 100 maiores cidades do país – trouxe quatro municípios atendidos pela iniciativa privada entre os 20 melhores do ranking.

Limeira (3º), Niterói (6º), Jundiaí (12º) e Ribeirão Preto (15º) possuem concessões plenas ou parciais de água e esgoto geridas e operadas pela iniciativa privada. Outros destaques da lista, que tem como base os dados do SNIS – Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento referentes a 2013, são as cidades de Piracicaba (22º), Petrópolis (25º) e Campo Grande (32º), também atendidas por concessionárias privadas.

Para o presidente do Sindcon (Sindicato Nacional das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto), Giuliano Dragone, o amadurecimento das concessões privadas revela que o investimento em gestão feito por essas empresas dá resultado, o que pode ser verificado no ranking do Trata Brasil.

Limeira, a primeira concessão privada em saneamento no Brasil, começou a operar há 20 anos e hoje pode se orgulhar de ter universalizado os serviços (100% da população tem acesso tanto ao serviço de água potável quanto à coleta e tratamento de esgoto).

“A participação da iniciativa privada nos serviços públicos de água e esgoto vem crescendo ano a ano, mas há ainda um grande potencial de contribuição deste segmento para o país atingir a universalização dos serviços no médio prazo”, afirma Giuliano Dragone. “Contar com o investimento e o expertise privado é um caminho eficaz para o Brasil avançar no saneamento”, completa.


< voltar