FÓRUM MUNDIAL DA ÁGUA 2015

Data: 06/05/2015
Fonte: Caesbe
A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) participou do 7º Fórum Mundial da Água 2015 onde o gerente de Apoio Comunitário da Companhia, César Augusto Rissoli, foi convidado a apresentar a bem sucedida experiência da aplicação do sistema condominial de esgotos no Distrito Federal, o único sistema utilizado pela empresa desde 1991. O evento foi realizado de 12 a 17 de abril na Coréia do Sul e reuniu mais de 30 mil pessoas de 168 países.

No contexto mundial, 50% das pessoas não contam com sistema de tratamento e coleta de esgotos adequado. Por meio da utilização do sistema condominial, a Caesb preconiza pela otimização dos recursos e demonstra uma solução para o atendimento universal, estabelecendo a efetividade das ações de saneamento.

O sistema condominial é uma alternativa inteligente, eficiente e sustentável para a implantação do sistema de coleta de esgotos. Alia uma nova forma de conceber o traçado das redes e ramais de ligação com a componente da participação social na implementação do serviço, o que acontece em constante diálogo com a comunidade.

O convite à participação da Caesb no Fórum Mundial da Água revela que a Empresa tem cumprido com excelência a sua missão institucional de "desenvolver e implementar soluções e gestão em saneamento ambiental, contribuindo para a saúde pública, a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento socioeconômico". Revela também que, no cenário global, tem alcançado a sua visão estratégica, pois já é referência internacional em soluções e gestão em saneamento ambiental.

O próximo Fórum Mundial da Água acontecerá em 2018, na cidade de Brasília, a primeira cidade do hemisfério Sul a receber o evento.

Saiba mais:

Organizado pelo Conselho Mundial da Água (WWC – World Water Council) e o país anfitrião, sob a coordenação do governo da cidade hospedeira, o Fórum Mundial da Água ocorre a cada três anos, com o objetivo de aumentar a importância da água na agenda política dos governos, aprofundar discussões, trocar experiências para os atuais desafios e formular propostas concretas. As edições anteriores ocorreram no Marrocos (1997), Holanda (2000), Japão (2003), México (2006), Turquia (2009) e na França (2012).

Legisladores, autoridades e especialistas de mais de 170 nações participam do encontro todos os anos. Cada um dos temas é discutido de forma democrática, contando com a participação dos setores públicos e privados, governos, indústria, organizações intergovernamentais, ONGs e universidades. São discutidos objetivos comuns e metas concretas para a consecução de uma política eficaz para as questões globais da água no Século 21.



< voltar