Redução do consumo de água será um dos temas do ciclo de palestras da Feicon Batimat

Data: 29/01/2015
Fonte: ass evento

Seminário faz parte da programação paralela do maior evento de construção civil da América Latina. Também serão trabalhados outros temas atuais ligados ao setor. Salão acontece em março, em São Paulo

A pouca chuva e as temperaturas elevadas que têm feito nos últimos meses ligaram o botão de alerta vermelho em relação ao consumo de água em várias cidades brasileiras, que sofrem com a pior crise hídrica de sua história. Em São Paulo, por exemplo, o Sistema Cantareira opera em seu nível mais crítico. Belo Horizonte também passa pelo mesmo problema. A economia passou a ser uma realidade diária em muitas delas. E como fazer isso na construção civil, por exemplo, que consome muitos recursos naturais? Essa pergunta será respondida durante a palestra Como Identificar Oportunidades para Redução do Consumo de Água que acontece na programação do Ciclo de Palestras, durante a 12ª edição da FEICON BATIMAT – Salão Internacional da Construção, de 10 a 14 de março de 2015, no Anhembi, em São Paulo.

O Ciclo de Seminários FEICON BATIMAT irá trabalhar uma série de apresentações técnicas, palestras, painéis de debates e estudos de casos que ajudará profissionais ligados à construção civil a melhorar, atualizar e qualificar o seu trabalho no dia a dia. Serão seminários sobre os principais desafios, tendências, tecnologias e soluções para o mercado. “Entendemos que um evento como a FEICON BATIMAT, que atrai milhares de profissionais, não deve buscar apenas de lançamentos e novidades, mas também apresentar as novidades do mercado. Isso é importante, pois também queremos que os profissionais reflitam sobre as técnicas; que conheçam o que o mercado oferece; discuta as novas ferramentas; e encontre soluções para os problemas que surgem no cotidiano. Por isso, criamos o Ciclo de Palestras FEICON BATIMAT”, justifica Liliane Bortoluci, diretora da Feira.

O público-alvo do seminário é formado por arquitetos, construtores, engenheiros, lojistas, revendedores, incorporadores, designers de interiores, projetistas, compradores do setor de construção, entre outros, ligados à área de máquinas, ferramentas e equipamentos para construção, sistemas construtivos, elétrica e iluminação, automação e segurança, área externa e lazer, fundação e estrutura, hidráulica, fechaduras, ferragens e cadeados, tintas, cobertura, revestimentos, tetos, refrigeração de ambientes, vernizes e acessórios e muito mais. Na programação haverá cursos, simpósios e seminários.

Temas
Para quem está interessado na etiqueta PBE-Edifica – obtida para edificações comerciais, de serviços e públicas e edificações residenciais – haverá a palestra Introdução ao PBE-Edifica, pela Fundação Vanzolini, que fornecerá uma visão da integração do conceito de eficiência energética no projeto de uma construção sustentável AQUA-HQE, certificação da Fundação Vanzolini e da internacional Cerway para obras sustentáveis, e um entendimento básico do processo de etiquetagem do Procel. Outro tema debatido será Introdução ao RGMAT: ACV e EPD. O curso apresenta uma breve descrição do processo de certificação de produtos sustentáveis – RGMAT e seus fundamentos, a avaliação do ciclo de vida (ACV) e a declaração ambiental do produto (EPD).

Para identificar oportunidades para redução do consumo de água, o seminário destacará o Uso Racional de Água e Energias Renováveis na Construção Civil. “A intenção é conhecer um estudo de caso prático que englobe todo o projeto sustentável de uma obra, compartilhando os entraves burocráticos da legislação e normatização, além dos ganhos financeiros e de imagem desses empreendimentos”, diz Liliane Bortoluci. Outros temas serão Construtivos Industrializados; Tecnologia Arquitetura; e Normas de Desempenho. Outros subtemas serão Como Implantar Sistemas de Reuso de Águas Cinzas: Requisitos Normativos e Viabilidade Técnica; Medição Individualizada: Aspectos Legais e Técnicos; Edifícios Super-Eficientes: Entenda as Tecnologias Aplicadas para Racionalização do Consumo de Água; Ar Condicionado: Como Aumentar a Eficiência do Sistema e Reduzir o Consumo de Água de Chillers e Torres de Resfriamento; Como Identificar e Evitar Vazamentos nos Sistemas Hidráulicos; Como Identificar Oportunidades para Redução do Consumo de Água; e Oportunidades para Aumentar a Sustentabilidade das Edificações.

A lista completa de expositores da FEICON BATIMAT pode ser acessada no site www.feicon.com.br.

Para visitantes se credenciarem, basta acessar a página: http://www.feicon.com.br/Visitar/Credenciamento-de-Negocios/.

SERVIÇO

FEICON BATIMAT – SALÃO INTERNACIONAL DA CONSTRUÇÃO

Data: 10 a 14 de março de 2015
Local: Anhembi – São Paulo

Horário: Terça a sexta, das 11h às 20h; sábado, das 9h às 17h

Site: www.feicon.com.br


< voltar