1o Encontro Nacional de Programas de Pós-graduação em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental

O Encontro tem por objetivos a discussão de aspectos de interesse comum aos pesquisadores de Programas de Pós-graduação em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental. Nesta ocasião será celebrado os 50 anos do PPGRHSA do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da UFRGS.
25/03/2019

1o Encontro Nacional de Programas de Pós-graduação em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental


O Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (PPGRHSA-IPH) do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da UFRGS junto a coordenadores de programas de pós-graduação da USP/EESC, UFMG, UFC e UFSC organizam um encontro cientifico de pesquisadores que pertencem a programas de pós-graduação na área de recursos hídricos e saneamento ambiental no país.

Esse encontro tem como objetivos: (i) avaliar a história das pesquisas brasileiras e aprender diversas lições com o passado; (ii) discutir os resultados recém-obtidos pelas pesquisas atuais, e (iii) sugerir possíveis pesquisas futuras a fim de avançar a ciência, tecnologia e inovação na área de recursos hídricos e saneamento ambiental.

O evento tem ainda o objetivo de permitir aos participantes a avaliação da situação atual do ensino em nível de pós-graduação e estabelecer as metas futuras para desenvolvimento desta importante área de pesquisa do país.

Durante o evento também acontecerá a comemoração pelos 50 anos do PPGRHSA-IPH.

A programação do evento incluirá temas como: estado atual dos PPGs da área, redes de colaboração, mobilidade de alunos e professores, futuro das pesquisas e do ensino na área, fontes de financiamento, banco de dados e reprodutibilidade das pesquisas, além da comemoração dos 50 anos do PPG em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental do IPH/UFRGS. As áreas abrangidas pelo evento incluem Hidráulica, Hidrologia, Hidrogeologia, Gestão dos Recursos Hídricos, Saneamento, Irrigação e Drenagem, Desastres, Limnologia, Hidrossedimentologia e Geoprocessamento.
Site do evento: www.ufrgs.br/iencppgrhsa/


< voltar