28º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental

Local: RIOCENTRO Exhibition & Convention Center Avenida Salvador Allende, 6555 - Barra da Tijuca Rio de Janeiro - RJ O Congresso estava programado para se realizar em Belém. Entretanto, vínhamos encontrando muitas dificuldades operacionais, além do esperado, para a realização de um evento desse porte na região norte. Dessa forma, a Diretoria da ABES decidiu mudar o local de realização do congresso, utilizando a sede alternativa, que é a cidade do Rio de Janeiro.
04/10/2015

28º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental


Trabalhos Técnicos » Chamada de Trabalhos Técnicos



1 - Informações Gerais


1.1 - As instruções aqui contidas referem-se aos trabalhos orais e posters,


1.2 - Ao inscrever seu trabalho, o autor estará automaticamente autorizando a ABES a utilizar a obra de sua autoria, em publicação impressa, digital, internet, Pen drive, em seus veículos institucionais e documentos editados, ou em qualquer outra mídia.


1.3 - Os trabalhos técnicos deverão ser inéditos, nacional e internacionalmente, e representar uma contribuição real ao desenvolvimento da Engenharia Sanitária e Ambiental.


1.4 - Não serão aceitos relatórios, traduções e nem trabalhos que se traduzam em promoção comercial de determinada marca, produto ou empresa.

1.5 - É permitido a qualquer autor inscrever mais de um trabalho.


1.6 - A ABES não patrocinará qualquer despesa de autor, empresa ou entidade, seja qual for sua natureza.


1.7 - Os anais do evento serão fornecidos aos congressistas unicamente em Pen Drive que permitirão a instalação - em discos rígidos de computadores da linha PC - de um programa em ambiente Windows para consulta e impressão. O pen drive conterá a íntegra de todos os trabalhos orais e posters, que tenham sido enviados dentro do prazo e de acordo com as normas que serão divulgadas neste site.


1.8 - O trabalho não selecionado não será devolvido ao autor e não constará da programação do evento.


1.9 – Toda correspondência relativa a trabalhos técnicos , bem como solicitação de esclarecimentos, deverá ser encaminhada à Comissão Técnica do evento.Email: katia.bella@abes-dn.org.br



2 - Inscrição


2.1 - A inscrição de trabalhos técnicos orais ou posters será feita mediante o envio do resumo, via portal do evento, disponível no endereço http://www.abes-dn.org.br, até às 23:30 hs do dia 30 de setembro de 2014.


2.2 - O envio do arquivo do trabalho, deverá ser feito unicamente pelo portal do evento.


2.3 - A Ficha de Inscrição do Trabalho Técnico também disponível no portal do evento, será preenchida on line.

Preencher todos os itens da ficha :
Titulo do trabalho
Tema e Subtema
Palavras Chaves
Preferência de apresentação ( oral ou pôster)
Anexar arquivo (o arquivo não pode conter nome dos autores, suas entidades ou endereços)
Incluir autores - limitados ao máximo de 05 (nome completo, cpf, email)
2.4 – Autores não brasileiros deverão preencher somente os campos “nome completo” e “endereço de email”.


2.5 - Não serão aceitas inclusões e/ou exclusões de autores, assim como alterações no título do trabalho após a apresentação do resumo.


2.6 – Qualquer dúvida em relação ao envio do resumo, entrar em contato com a Coordenação Técnica – email: katia.bella@abes-dn.org.br



3 - Apresentação dos Resumos

3.1 - Só serão aceitos os resumos que forem enviados no formato “.doc”. Todos os demais formatos de arquivos, inclusive os compactados, serão bloqueados.


3.2 - O resumo deverá ocupar no mínimo 03 (três) e no máximo 05 (cinco) páginas, de até 35 linhas cada uma. A formatação é livre.

3.3 - Poderão ser incluídos figuras, gráficos e ilustrações, desde que o tamanho do arquivo não ultrapasse 2 MB.


3.4 - O resumo deverá conter:
Título do trabalho (o mesmo assinalado na ficha de inscrição)
Objetivo do Trabalho
Metodologia Utilizada
Resultados Obtidos ou esperados
Conclusões/Recomendações
Referencias Bibliográficas
A Comissão de Avaliação analisará os trabalhos segundo esses critérios.




3.5 IMPORTANTE: Nenhuma referência aos nomes dos autores, suas entidades ou endereços poderá ser feita em nenhuma página do resumo.




4 – Avaliação, Seleção e Prazos


4.1 - A seleção dos trabalhos orais e posters, feita pelos seus resumos, será realizada pela Comissão de Avaliação designada pelos membros da Comissão Organizadora.


4.2 - A cada trabalho serão atribuídas três notas proferidas por diferentes avaliadores, que resultarão numa média final. A seleção final dos trabalhos que serão apresentados da forma oral ou poster será classificatória em função das médias obtidas.


4.3 - O número de trabalhos selecionados para apresentação oral no evento condiciona-se a limitações de horário e sessões previstas na programação do mesmo, e é de responsabilidade do Comitê Científico.


4.4 - Por esta razão, trabalhos submetidos por seus autores como orais poderão ser aceitos para apresentação na forma poster. O status do trabalho – oral ou poster - é definitivo, não podendo ser revertido.


4.5 - A listagem dos trabalhos selecionados será disponibilizada no portal do 28º Congresso, em 24 de fevereiro de 2015 . Esta será a única forma de comunicação sobre a seleção dos trabalhos. O Comitê Científico não faz contato direto com nenhum autor comunicando resultado de avaliação. Desta forma, os autores deverão acessar o portal do evento para conhecer o status do trabalho.


4.6 - Os autores dos trabalhos selecionados tanto da forma oral quanto poster deverão enviar através do portal do evento, até às 23:30 hs do dia 07 de abril de 2015, a versão completa de seus trabalhos, elaborada de acordo com as normas e exemplos disponibilizadas no portal do evento.


4.7 - Após o envio da versão completa dos trabalhos orais e posters deverá também ser paga a inscrição no evento de pelo menos um dos autores do trabalho, na categoria “Autor de Trabalho”.


4.8 - Somente serão incluídos na programação oficial e nos anais do congresso, os trabalhos completos orais e posters que atenderem os seguintes critérios:
a) Trabalho completo enviado até 07/042015

b) Pagamento de um dos autores do trabalho até 07/04/2015

c) Pagamento através de Nota de empenho: 07/04/015 a nota de empenho deverá ser enviada para ABES até 07/04/15 ( data válida somente para autores de trabalho)

4.9- Autores que não atenderem os critérios acima não terão seus trabalhos incluídos no programa e nos anais do evento.

Trabalhos Técnicos » Temário




I - Água: abastecimento, tratamento e distribuição;

II - Efluentes Sanitários e Industriais: caracterização, coleta, tratamento, disposição, reuso, lodos e biossólidos;

III - Resíduos Sólidos: reciclagem, coleta, tratamento, disposição final e aterros;

IV - Recursos Hídricos: planejamento, gestão, aproveitamento, controle da poluição, políticas e estudos avaliativos;

V - Gestão Institucional e Empresarial do Setor: regulação, regulamentação, eficiência empresarial, organização e qualidade;

VI - Meio Ambiente: gestão e controle ambiental, avaliações de impacto ambiental, normas e padrões ambientais, gestão costeira, análises de risco, Produção Mais Limpa, Mudanças Climáticas e Créditos de Carbono;

VII - Saúde Pública: doenças, controle de vetores, epidemiologia, vigilância sanitária e salubridade ambiental;

VIII - Educação e Recursos Humanos: formação, gestão e capacitação de pessoas e educação ambiental;

IX - Irrigação, Drenagem Urbana, Controle da Erosão, Águas Subterrâneas e Águas Fluviais: hidrologia urbana, tratamento e gestão;

X - Controle da Poluição do Ar: odores, ruídos, radiações e material particulado;

XI - Energia, Eficiência Energética e Controle de Perdas: gestão, controle e redução de consumo;

XII - Outros

Data: 04 a 08 de Outubro de 2015

Local:Avenida Salvador Allende, 6555 - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro - RJ - Fone: (21) 3035-9100

E.mail: abes-rj@abes-dn.org.br

Site: www.abesrio.org.br

tel: (21) 2262-3602


< voltar