Edição nº: 202
Ano: 2016
Estimativa do consumo per capita de água tratada para uso doméstico por meio de ferramentas estatísticas: estudo de caso da cidade de Ariquemes (RO)
Autores:
Piffer, Vanessa; Rosa, Ana Lúcia Denardim da; Castro, Bruno Soares de; Ramos, Caryne Ferreira; Nascimento, Gerson Flôres; Oliveira, Gislayne Alves; Georgin, Jordana
Resumo:
O dado de consumo de água de um município é pré-requisito para o planejamento e gerenciamento dos recursos hídricos, pois subsidia a elaboração de projetos de saneamento básico. Este artigo tem como objetivo calcular o consumo per capita de água tratada para uso doméstico na cidade de Ariquemes (RO). Verificou-se que 58,6% das residências possuem uma média mensal de consumo de água durante o ano de no máximo 15 m³/mês. A média encontrada para o consumo per capita na cidade de Ariquemes foi de 166,37 L.(hab.dia)-1. O setor censitário que apresentou maior consumo per capita de água tratada foi aquele representativo da classe econômica alta, com 188,9 L.(hab.dia)-1, e o que teve menor consumo foi aquele representativo da classe econômica baixa, com 139,06 L.(hab.dia)-1.