Edição nº: 142
Ano: 1985
Comparação entre a filtração realizada em papel de filtro e em instalação-piloto de filtração direta ascendente
Autores:
Di Bernardo, Luiz
Resumo:
Quando se pretende estudar a potencialidade do emprego da filtração direta descendente como um processo de tratamento de águas de abastecimento, têm sido conduzidos estudos em laboratório utilizando-se aparelho de Jar-Test para promover a mistura rápida e algumas vezes a floculação, filtrando-se em seguida, em seguida, em papel filtro, a água coagulada ou floculada. Com base em trabalho desenvolvido por Wagner e Hudson, verifica-se que, para a filtração direta descendente, essa técnica de laboratório simplificada fornece resultados compatíveis com aqueles obtidos em instalações-piloto e protótipos.
O presente trabalho foi realizado com o objetivo de estudar a potencialidade do emprego da filtração direta ascendente, a partir da determinação, em aparelho de Jar-Test e filtração em papel de filtro, das dosagens mais apropriadas de produtos químicos. Assim, foram efetuados diversos ensaios de mistura rápida e filtração em papel de filtro para água bruta proveniente de um manancial de superfície e, uma vez selecionadas algumas dosagens julgadas convenientes, foi investigado, em uma instalação-piloto de filtração direta ascendente, se os resultados obtidos resultavam compatíveis.
Com base no trabalho experimental realizado, concluiu-se que é possível investigar, em laboratório, a possibilidade do emprego da filtração direta ascendente, a partir da mistura rápida em aparelho de Jar-Test e filtração em papel de filtro, o que simplifica, substancialmente, o estabelecimento de uma estratégia de seleção de processos de tratamento de águas de abastecimento.